Diretor de Inovação e Professor do Grupo Unis tem pesquisa aprovada para ser desenvolvida em Harvard

O Diretor de Inovação do Grupo Unis, Prof. Me. Diego Alexandre, foi aprovado em dois programas de fellowship em universidades estrangeiras. Os programas consistem em apoio financeiro para desenvolver projetos de pesquisa em determinadas universidades.

Na ocasião, o Prof. Diego teve seu projeto aprovado para receber apoio de desenvolvimento pela Universidade de Harvard (EUA) e pela Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (TAMK), na Finlândia.

Os programas de fellowship têm como objetivo oferecer condições para professores brasileiros, vinculados às instituições consorciadas ao STHEM Brasil, pesquisarem e implementarem teorias e práticas sobre processos de inovação e aprendizagem no ensino superior. Por meio da parceria com o Grupo A e a VG Educacional, três bolsas foram ofertadas para auxiliar no custeio das despesas referentes aos programas, dois para Harvard e um para TAMK.

Os critérios para a seleção dos projetos passaram pela relevância da proposta para o ensino superior, sua capacidade de contribuição para o avanço das práticas educacionais e a clareza e força do processo e metodologia de pesquisa propostos. Além disso, foram avaliados a adequação à temática do edital – inovação e aprendizagem no ensino superior, adequação do método ao cronograma previsto para a execução da pesquisa, o caráter inovador da proposta e a originalidade do tema.

O processo de seleção foi realizado por TAMK e Harvard, às cegas, a partir dos projetos submetidos. O resultado dos editais saiu no início de julho e a pesquisa do Prof. Diego Alexandre, “A gamified platform for developing entrepreneurial skills”, foi selecionada para os dois programas. Contudo, o edital não permite que um único professor participe do programa como FELLOW nas duas universidades. Dessa forma, o professor optou por realizar a sua pesquisa em Harvard, transferindo sua vaga na Universidade da Finlândia para o segundo colocado no edital.