Desenvolvimento de Jogos se torna disciplina para cursos de tecnologia do Grupo Unis

Durante o primeiro semestre de 2018 os alunos do sétimo período de Sistemas de Informação e quinto período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tiveram uma novidade em sua grade curricular. Sob responsabilidade do Prof. Pedro Henrique, os estudantes trabalharam a disciplina de Desenvolvimento de Jogos.

No início do semestre em reunião com a coordenação decidimos inovar na metodologia de avaliações e trabalhos em sala de aula de maneira mais integrada indo de encontro com o espírito inovador do Grupo Unis, propomos aos alunos que o conteúdo da disciplina fosse gameficado”, explicou o Coordenador dos cursos, Prof. Me Wariston Pereira.

Este conceito busca capturar os elementos dos jogos como objetivos, feedbacks instantâneos e recompensas e aplicá-los em situações reais promovendo um maior engajamento no conteúdo. Para execução da dinâmica foi utilizada a plataforma Classcraft. Foram definidos objetivos e um conjunto de trilhas de aprendizagem. Cada aluno cadastrado na plataforma pode criar seu personagem e juntar-se a um grupo para execução das tarefas propostas.

Em sala eram tratados os conteúdos e pelo ambiente as atividades avaliativas e competições entre as equipes pelas recompensas. “A maneira como interage e direciona o aluno a estudar e estar de antena ligada foi muito boa. Você estuda constantemente de várias formas”, comentou o aluno Jerry Antonio da Silva, da turma de Sistemas de Informação.

Sobre o Classcraft

A plataforma Classcraft busca aumentar a motivação dos alunos através de riscos e recompensas reais. Ensina o significado de colaboração colocando os alunos em equipes e interdependentes para seu sucesso. Melhora o comportamento em classe gameficando a experiência de aula e tornando o aprendizado divertido!

Classcraft é um jogo de interpretação de personagens on-line gratuito que os professores e os alunos jogam juntos na sala de aula. Utiliza muitas das convenções tradicionalmente encontradas nos jogos de hoje, os alunos podem subir de nível, trabalhar em equipe e ganhar poderes que tenham consequências do mundo real. Atuando como uma camada de gamificação em torno de qualquer currículo existente, o jogo transforma a forma como uma turma é vivida ao longo do ano letivo.

Ao longo de uma hora, a gestão do jogo ocupa cerca de cinco minutos. As plataformas baseadas na Web e iOS da Classcraft permitem aos professores e aos alunos gerirem facilmente todas as complexidades do jogo. A aula decorre normalmente, e o jogo corre passivamente em segundo plano, recolhendo pontos e gerindo os poderes. O Classcraft pode ser jogado no computador e com um projetor ou através do notebook de cada aluno.