Debate sobre Educação Inclusiva marca o início das aulas da turma de Especialização em Neuropsicopedagogia

No dia 25 de agosto foi realizada a aula inaugural da turma de Especialização em Neuropsicopedagogia de 2017, nas dependências das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC). O curso de pós-graduação foi iniciado com a disciplina de “Fundamentos da Educação Inclusiva”, ministrada pela Profa. Ma. Nídia Rocha Félix.

De acordo com a Profa. Nídia, essa disciplina trata de assuntos como o panorama histórico geral do atendimento às pessoas com necessidades especiais; a trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas: segregação/integração/inclusão; as políticas públicas para Educação Inclusiva; a Legislação Brasileira: o contexto atual e também o Atendimento Educacional Especializado, acessibilidade e adaptações curriculares.

O curso visa qualificar profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação teórica/técnica para o exercício da Neuropsicopedagogia, frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura, que potencializarão o processo de aprendizagem, intervindo no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo.

A Especialização irá permitir atuar e compreender com amplitude os conceitos de ciências neurológicas, psicopedagogia, educação especial, deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento; entender os recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar; além de estar apto a lidar com o desenvolvimento, comportamento e a aprendizagem dos diversos públicos.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos