Cursos de Engenharia Civil e Pedagogia implementam projetos em escolas de Minas Gerais

Os cursos de Engenharia Civil e Pedagogia do Centro Universitário do Sul de Minas se uniram para realizarem um Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC), que propôs o desenvolvimento de práticas que possibilitassem o uso vivencial de espaços escolares.

A proposta envolveu os alunos, usando conhecimentos sobre os espaços de formação pedagógica na identificação de ações interventivas como apoio e/ou intervenções de modo a olhar para o que se tem, para o já conhecido, fazendo diferente com possibilidades de melhorias, inclusive para os processos de aprendizagem.

O projeto foi aplicado em sete escolas envolvendo os municípios de Varginha, Formiga, Três Pontas e Candeias. Em um primeiro momento os universitários buscaram embasamento bibliográfico que fornecesse sustentação teórica e perceptiva para compreender as estruturas e ações que implicam na possibilidade de melhoria dos espaços de aprendizagem da escola.

Após as pesquisas os alunos passaram para a observação dos espaços escolares para proposição de ações estratégicas para que o ambiente se torne um aliado do aprendizado. Para essa etapa do PIC, os alunos se mobilizaram para registrarem o local em que desenvolverão a atividade. Após a escolha, os grupos visitaram as escolas, explicaram para a direção a intenção e, após os combinados e formalizações, iniciaram o processo de investigação com o intuito de identificar qual ação será desenvolvida.

O projeto teve como proposta   promover a observação sobre o que fazer para desenvolver nos espaços educativos a aprendizagem significativa, propiciando condições favoráveis ao envolvimento da comunidade escolar em um projeto de melhoria, seja na estrutura, de forma social e sustentável; na organização educativa e /ou espaços de aprendizagem.

O curso de Licenciatura em Pedagogia e de Engenharia Civil entende que o profissional, além do preparo e aptidão para contribuir com seu meio, de forma generalizada, deve ter consciência de sua responsabilidade em colaborar, em inovar, em atuar com excelência dentro dos espaços escolares.