Cursos de Engenharia Civil e Pedagogia implementam projetos em escolas de Minas Gerais

Os cursos de Engenharia Civil e Pedagogia do Centro Universitário do Sul de Minas se uniram para realizarem um Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC), que propôs o desenvolvimento de práticas que possibilitassem o uso vivencial de espaços escolares.

A proposta envolveu os alunos, usando conhecimentos sobre os espaços de formação pedagógica na identificação de ações interventivas como apoio e/ou intervenções de modo a olhar para o que se tem, para o já conhecido, fazendo diferente com possibilidades de melhorias, inclusive para os processos de aprendizagem.

O projeto foi aplicado em sete escolas envolvendo os municípios de Varginha, Formiga, Três Pontas e Candeias. Em um primeiro momento os universitários buscaram embasamento bibliográfico que fornecesse sustentação teórica e perceptiva para compreender as estruturas e ações que implicam na possibilidade de melhoria dos espaços de aprendizagem da escola.

Após as pesquisas os alunos passaram para a observação dos espaços escolares para proposição de ações estratégicas para que o ambiente se torne um aliado do aprendizado. Para essa etapa do PIC, os alunos se mobilizaram para registrarem o local em que desenvolverão a atividade. Após a escolha, os grupos visitaram as escolas, explicaram para a direção a intenção e, após os combinados e formalizações, iniciaram o processo de investigação com o intuito de identificar qual ação será desenvolvida.

O projeto teve como proposta   promover a observação sobre o que fazer para desenvolver nos espaços educativos a aprendizagem significativa, propiciando condições favoráveis ao envolvimento da comunidade escolar em um projeto de melhoria, seja na estrutura, de forma social e sustentável; na organização educativa e /ou espaços de aprendizagem.

O curso de Licenciatura em Pedagogia e de Engenharia Civil entende que o profissional, além do preparo e aptidão para contribuir com seu meio, de forma generalizada, deve ter consciência de sua responsabilidade em colaborar, em inovar, em atuar com excelência dentro dos espaços escolares.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos