Curso de Pedagogia da FIC passa a oferecer programas de aperfeiçoamento para futuros professores

O curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) foi recentemente aprovado em dois projetos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (RP), oferecerão bolsas mensais por projetos desenvolvidos pelos alunos da Instituição.

De acordo com a Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Ma. Juliana Ienacco, serão 24 bolsas de 400 reais mensais por projeto, totalizando 48 bolsas distribuídas entre os alunos. “A duração dos projetos é de 18 meses, com possibilidade de estender-se por igual período. O projeto terá início em agosto e contará com a participação de professores de escolas municipais e estaduais selecionadas“, comentou.

O PIBID financiado pela CAPES, é um programa que oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura plena, para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria de qualidade dessas escolas. Para que os alunos sejam acompanhados e orientados, há bolsas também para coordenadores e supervisores.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

Grupo Unis

Missão

”Formar pessoas socialmente responsáveis, em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua.”

Visão

"Até 2018, ser uma Instituição de Ensino Superior que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas, se destaca no cuidado com sua gente."

Valores Institucionais

Prestabilidade, Excelência e Inovação.

Tweets

Galeria de Fotos