Curso de Gastronomia utiliza azeite em receitas doces e salgadas durante a Feira Nacional do Azeite em São Lourenço

Entre os dias 17 e 19 de maio aconteceu em São Lourenço a Feira Nacional do Azeite (Fenazeite Mantiqueira 2019). O objetivo do evento foi de promover, divulgar e abrir novos mercados para o azeite produzido no Brasil e reunir os produtores, expondo e comercializando seus produtos, além de indústrias e fornecedores de insumos e equipamentos utilizados nas diversas fases de processamento do azeite.

No dia 19 o curso de Gastronomia do Unis São Lourenço participou de atividades da feira. Através da Cozinha Show, alunos e professores conduziram diversos Workshops aos presentes. O Prof. Ricardo Martin falou aos presentes sobre azeites aromatizados com especiarias, ensinando ao público o processo de produção e realizando degustações. Ricardo preparou pães aromatizados com os azeites de pimenta, baunilha, ervas e outros, montando canapés recheados com queijo e decorados com quiabo e bacon, com o azeite aromático finalizando o aperitivo.

Em outro momento alunos do curso trabalharam com o azeite em receitas salgadas e doces. Os universitários prepararam uma massa com legumes confitados no azeite e um brownie de chocolate com azeite acompanhado de sorvete de creme e espuma de frutas vermelhas, dando oportunidade aos presentes de aprenderem as receitas, e degustarem os pratos.

Outro momento de experimentação foi conduzido pela Profa. Rita de Cássia, que apresentou ao público uma receita de mousse de chocolate aromatizado com azeite de pimenta, contando também com degustações para os presentes.

O último workshop foi realizado pela Profa. Carine Domingueti, que realizou uma salada contemporânea, ensinando a transformar azeite em pó e vinagre balsâmico em esferas perfeitas. Realizando duas técnicas da cozinha molecular, a quebra de gordura e a esferificação, produzindo um caviar de vinagre balsâmico.