Curso de Fisioterapia realiza ciclos de orientação voltados para idosos em quatro cidades do Sul de Minas

Alunos do curso de Fisioterapia do Grupo Unis estiveram em diversas cidades do estado envolvidos com ações de orientação junto à cerca de 150 agentes da Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Campanha (MG), dentro da proposta de Ciclo de Orientação ao Cuidador Familiar de Idosos. A iniciativa faz parte do Grupo de Estudo de Idosos e Cuidadores (GEIC) organizado pela Profa. Ma. Mônica Beatriz Ferreira, Coordenadora do curso de Fisioterapia.

As atividades aconteceram nos polos da Pastoral nas cidades de Natércia, Três Corações, Santana da Vargem e Caxambu entre os meses de setembro e novembro de 2017 com duração de 6 horas cada ciclo.

Os encontros foram divididos em conceitos teóricos sobre o envelhecimento, apontando as dificuldades do ato de cuidar, e práticos como o treinamento de transferir e mobilizar o idoso acamado. O foco do ciclo não deixou de atentar para as orientações quanto à importância do cuidador familiar.

Estamos passando por uma transição demográfica onde surge a presença do Cuidador Familiar e sua necessidade junto ao idoso dependente, no entanto ao assumir esse papel, o cuidador na maioria das vezes não recebe preparo para cuidar desse idoso, assim entra a importância de ciclos de orientação junto a esse público. A Fisioterapia tem um papel importantíssimo, pois lida com o idoso dependente como o cuidador que sobrecarrega sua coluna por não saber realizar uma transferência correta”, comentou a Profa. Mônica.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos