Coordenadora do curso de Letras do Grupo Unis participará do VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa

No mês de agosto de 2019 será realizado o VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP). O evento acontecerá entre os dias 20 e 24 na cidade de Porto de Galinhas, no Pernambuco.

A Coordenadora do curso de Letras do Grupo Unis, Profa. Dra. Carina Adriele Duarte de Melo, irá ministrar, juntamente com a Profa. Edilaine Gonçalves Ferreira de Toledo, um Simpósio com o tema: “Entre folhas de papel e ambientes digitais: reflexões sobre os caminhos e fronteiras do linguístico e literário na contemporaneidade”.

Em tempos de cultura digital, o texto, na forma mais tradicional em que é conhecido, tanto no aspecto linguístico quanto literário, ganhou novos conceitos, sentidos, formas, conteúdos e interatividade que o tornam mais dinâmico na relação com seu interlocutor. Por outro lado, a sociedade contemporânea, no que tange à linguagem, ainda é predominantemente grafocêntrica e canônica quando se apresenta de modo oficial e literário.

A necessidade de pensar as habilidades de leitura e escrita nos tempos atuais, considerando os variados recursos disponíveis e mobilizados entre nós, é de consenso entre muitos pesquisadores, e isso se deve ao contexto contemporâneo enfatizado, principalmente, pelos consolidados avanços tecnológicos e pelo fenômeno da globalização, que acentuam, significativamente, as divergências entre o virtual e o analógico no processo de ensino e aprendizagem de nossa sociedade.

Assim, a proposta deste simpósio temático é congregar trabalhos que apresentem questões que problematizam as reflexões e usos do linguístico e do literário em tempos de cultura digital, numa perspectiva  inter/multi/transdisciplinar entre o analógico e o digital no cotidiano social, escolar, profissional…, com interface nas diversas linguagens verbais e não verbais como edição de livros, animações, hipercontos, ciberpoesias, narrativas multimídia, charges, cartuns, cinema, artes plásticas,  entre outros. Pretende-se reunir pesquisadores e trabalhos que viabilizem a socialização de práticas, comportamentos e ações que ampliem os horizontes do linguístico e do literário no viés da plena digitalidade que temos vivenciado”, explicou a Profa. Carina.

O SIMELP é um dos maiores e mais importantes eventos científicos mundiais sobre a língua portuguesa. Na edição de 2017 o evento contou com cerca de 1.700 participantes, dentre estudiosos de diferentes países dos cinco continentes que se reúnem a cada edição, englobando as áreas da língua, linguística, literatura e cultura, divididas em cerca de 80 eixos temáticos.

Em 2019 o SIMELP chega à sua 7ª edição tendo colecionado conquistas, avanços, difundido conhecimento e fomentado debates e discussões. Inclusão é sua palavra-chave e é assim que sua tradição foi construída: baseada na troca entre pesquisadores, estudantes e profissionais das mais diversas áreas, unidos por ela: a nossa língua portuguesa.

As inscrições para o VII SIMELP estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.