Consumidor mais exigente e mais digital, aponta pesquisa sobre o perfil do consumidor do Sul de Minas em 2022

O ano de 2022 foi um ano de retomada pós-pandemia, e como o consumidor se portou nesta retomada? O Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas (Geesul), com apoio do Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, criou um material que mostra o perfil do consumidor do Sul de Minas em 2022.

O material se baseia nas pesquisas realizadas nas datas mais importantes para o comércio, nas cidades da região, sendo elas: dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, dia das crianças e natal, quando consumidores de diversas cidades do Sul de Minas foram indagados sobre tipos de presentes, valor pago pelo presente, formas de pagamento, local preferido de compras e os fatores que influenciam na hora de comprar.

A pesquisa mostrou que as roupas são a preferência dos consumidores em quase todas as datas comemorativas. Um presente é o que os consumidores apontaram que compraram no ano de 2022, em sua maioria, exceto no Natal, onde o consumidor compra 5 ou mais presentes. O cartão de crédito é o preferido dos clientes na hora de pagar, e o PIX ainda apresenta lento crescimento para esta modalidade de venda.

Quanto aos fatores que influenciam no momento da compra, os consumidores se mostraram exigentes, buscando qualidade, prazo adequado de entrega e preços baixos. Já quanto ao local de compra, o e-commerce se destaca, crescendo 28,7% na preferência dos consumidores entre o natal de 2020 e o de 2022.

Para o fundador do Geesul e membro do Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, Guilherme Vivaldi, entender o perfil do consumidor é fundamental para criar estratégias adequadas neste ano que se inicia. O conselho para os empreendedores é aprofundar suas análises no relatório completo, e entender como seu cliente pode ser melhor atendido neste ano.

Os resultados completos podem ser conferidos clicando aqui.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos