Conselho Empresarial do Sul de Minas: 100 empresários se reúnem para debate sobre gestão e inovação na 4ª Revolução Industrial

No mês de agosto o Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL), Regional Varginha, realizou o quarto encontro de 2019. O grupo é composto por empresários e líderes regionais com o objetivo de trocarem experiências, realizarem networking, e juntos, buscarem soluções e inovações para o desenvolvimento da região.

A cada encontro, o grupo conta com uma palestra ministrada por um profissional de renome na área em que atua, buscando propor linhas de discussão relevantes para as pautas de desenvolvimento do CESUL.

Após os primeiros encontros contarem com as presenças ilustres de palestrantes como Clóvis de Barros Filho, Thais Herédia e Andrea Iorio, o CESUL recebeu José Salibi Neto.

Salibi conduziu uma palestra abordando a “Gestão do Amanhã: gestão, inovação e liderança na 4ª Revolução Industrial”, aos 100 presentes que compareceram ao evento representando 58 empresas regionais. “O que fez empresas como Netflix, Airbnb e Uber assumirem o lugar de companhias e modelos de negócios aparentemente consagrados e indestrutíveis? O que nos reserva o futuro? Embora muito se tenha falado sobre esses novos players do mercado, ainda há inúmeras dúvidas sobre como será o futuro do mundo corporativo, com seus diversos modelos de empresas e negócios, muitos dos quais ainda se consideram inabaláveis”, ressaltou Salibi.

Durante sua fala, o palestrante destacou as mudanças que vem ocorrendo nos mais diversos segmentos do mercado. Hoje coabitam, no mesmo momento, o novo – representado pelas novas tecnologias, inovações e rupturas – com o clássico, o tradicional, forjado ao longo de séculos de convivência e desenvolvimento humano.

Essa nova era é conhecida como a 4ª Revolução Industrial, a mais abrangente, profunda e ampla da história. É a única que harmoniza descobertas transformadoras integrando, pela primeira vez, o mundo físico, digital e biológico em um mesmo ambiente. Com essas mudanças, o modelo de gestão também precisa mudar: os modelos corporativos, os líderes, os mecanismos de educação, etc.”, explicou Salibi.

O quarto encontro do CESUL contou também com um momento de homenagem à Cooperativa Agrária de Machado (Coopama) por seus 75 anos, com uma placa entregue ao Diretor Presidente João Emygdio Gonçalves.

Sobre o Conselho Empresarial

A iniciativa CESUL teve início em dezembro de 2015, quando o Grupo Educacional Unis fundou o Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL), concebido para reunir as mais importantes lideranças empresariais do Sul do Estado e promover um ambiente colaborativo na busca da melhoria e atratividade do ambiente de negócios e investimentos na região.

A iniciativa do Grupo Unis rompeu fronteiras e em 2017 foi criado o CEZOM, Conselho Empresarial da Zona da Mata, que já conta com 40 empresas da região, além da instalação do Conselho Empresarial do Chile, que já iniciou as atividades com 40 empresas afiliadas.

Em setembro de 2018 mais um passo foi dado para a expansão dessa iniciativa com a inauguração da Regional Mantiqueira do CESUL. Fundado através de uma parceria entre o Grupo Unis e o Sebrae Minas os encontros do Conselho passaram a ser realizados também no município de São Lourenço.

O CESUL conta com o apoio da Sicoob Credivar, Unimed Varginha, Univida Seguros e RIVA Investimentos, no planejamento e execução das suas atividades.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos