Congresso de Arquitetura organizado por professora da FIC irá debater desafios para cidades de pequeno porte

Desde o ano de 2012 é realizado bianualmente em Cataguases o Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade (CATS). O evento que é organizado pela Coordenadora do curso de Arquitetura das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) Profa. Elisabete Kropf será realizado entre os dias 27 e 30 de setembro.

O CATS vai reunir centenas de profissionais, estudantes, pesquisadores e público em geral para debaterem sobre a preservação do patrimônio histórico. O evento conta com oficinas, palestras, visitas guiadas aos bens tombados e sessões de comunicação.

O tema desse ano é: “Plano diretor: desafio para cidades de pequeno porte”. Alguns nomes já estão definidos. Arquitetos como Ceça Guimaraens, Manoel Ribeiro, Pierre Andre-Martin e Mario Cezar da Silveira marcarão presença no evento juntamente com as Turismólogas Maria José Ribeiro e Olga Franca, e a Promotora do Patrimônio de Minas Gerais Dra. Giselle de Oliveira.

O evento bianual, aborda a relação do turismo e da sustentabilidade com a arquitetura e o patrimônio tombado, observando as temáticas que conectam estes campos disciplinares à história, engenharia ambiental, engenharia florestal, biologia, geografia, artes, sociologia, educação, economia, administração.

Esse evento é uma experiência enriquecedora, tanto na área profissional quanto na área de convivência e interface com outros estudantes e professores de outras instituições de ensino. Vale ressaltar que o congresso é indicado para, além de estudantes de Arquitetura e Urbanismo, também estudantes de Design de Interiores e Engenharia Civil, Turismo e História”, comentou a Profa. Elisabete.

O CATS incentiva a permanência e preservação das expressões artísticas do Modernismo por meio de palestras, exposições e debates em que estão presentes profissionais, professores, estudantes, artistas, moradores e autoridades públicas, sendo nosso foco a capacitação de jovens com o intuito de proporcionar qualificação, conhecimento, influenciando a comunidade e a sociedade.

Cataguases é uma cidade tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) por inúmeros trabalhos de arquitetos e artistas como Niemeyer, Bolonha, Portinari, Tenreiro, Djanira, entre outros. A ideia principal do evento é a conscientização acerca da importância da preservação do patrimônio histórico tombado como atividade turística sustentável para a formação econômica e cultural da cidade e a consequente melhoria da qualidade de vida de seus moradores.

O CATS reúne, em media, durante três dias, cerca de 150 estudantes, pessoas de todas as regiões do país, o que mostra que a cidade de Cataguases e a temática da preservação patrimonial atraem estudantes e profissionais ligados a essas áreas. Neste sentido, fica aí registrado nosso convite. Teremos a honra de poder tê-lo em nosso evento que vem sendo um referencial para a preservação do patrimônio e o turismo sustentável em cidades de pequeno porte”, concluiu a Profa. Elisabete.

Mais informações sobre o Congresso, incluindo atividades e o processo de inscrição, podem ser encontradas clicando aqui.