Confira os vencedores do Concurso Inova Unis

Os vencedores do Concurso Inova Unis 2016 foram revelados na noite da última quarta-feira, dia 16 de novembro, durante a Mostra de Empreendedorismo, Inovação e Negócios do Sul de Minas, realizada no Salão Nobre do VTC em Varginha. A equipe Mini Retrô, composta por alunos da GEPÓS, conquistou o primeiro lugar Geral e ganhou uma viagem para Cochabamba, na Bolívia, para participar do III Congresso Internacional da Rede ACINNET, que acontecerá em maio de 2017.

“O concurso trouxe uma ótima oportunidade de aprendizado e desenvolvimento de nossa capacidade empreendedora. Ao longo das etapas, nossa equipe pode entender e se exercitar melhor através de técnicas já praticadas e divulgadas pelo SEBRAE e Unis de como um bom negócio ou produto deve ser lançado no mercado. Após desenvolvermos a ideia e validarmos nosso produto por meio de eventos e festas, pudemos experimentar mais um canal para aprimorar nossa ideia e ter contato com novas ferramentas que pudessem melhorar nossa capacidade de empreender”, destacou o aluno Rodrigo Soares.

O Mini Retrô, explica Rodrigo, é um console que reúne os principais sistemas de vídeo game dos anos 80 e 90 em um pequeno case, fabricado de forma artesanal usando madeira reciclável e um hardware de baixo custo e alto poder tecnológico; além do primeiro lugar geral, o grupo venceu a categoria Engenharia e Tecnologia. “A experiência de ter participado do concurso foi muito válida e com certeza levaremos todo este aprendizado para as nossas carreiras”, completou. A equipe é formada ainda pelos alunos Jost Dayan e Breno Andrade.

Primeiro lugar na Categoria Educação e Gestão, a equipe Separação Inteligente, formada por alunas do curso de Logística, desenvolveu um “carrinho” com o objetivo de auxiliar a movimentação de materiais. “Sabemos como é grande o transtorno gerado por uma separação incorreta de pedidos e produtos. Então, utilizando materiais comuns e fáceis de encontrar como pallet PBR, grades de ferro e rodinhas de silicone, montamos nosso produto e incluímos um sistema de conferência eletrônica. Participar do Inova Unis foi uma experiência muito importante e produtiva, pois tivemos a oportunidade de conhecer melhor o ambiente empreendedor”, ressaltou a aluna Franciele de Jesus Souza.

A equipe Fisio Care, formada por alunos do curso de Fisioterapia, ficou em primeiro lugar na Categoria Saúde e Bem Estar. “Nossa ideia foi adaptar um ambiente móvel, possibilitando que o atendimento chegue até os motoristas, e através de uma conduta fisioterapêutica, proporcionar alívio das dores, melhora da funcionalidade e coordenação motora. O concurso foi um grande desafio, e com isso um imenso aprendizado. Agradecemos a oportunidade proporcionada pelo Unis, que sempre busca oferecer o melhor aos seus alunos. Sem dúvidas foi o impulso inicial pra continuarmos com o projeto, inovando e evoluindo o nosso serviço no mercado de trabalho”, comentou a aluna Priscila Vaneli.

De acordo com informações do NeUnis, 85 grupos foram inscritos no Concurso Inova Unis 2016, contabilizando cerca de 320 alunos envolvidos, de todas as unidades de gestão do Grupo Unis [GEAD, GEAT, GEN, GEPÓS, GESS e Intercambistas]. “Agradecemos todos os alunos e professores que se empenharam para participar e colaborar para a realização do concurso e a sólida parceria com o Sebrae, que nos possibilitou integrar esta grande Mostra. Com certeza foi uma excelente oportunidade de aprendizado para todos os envolvidos”, pontuou o Prof. Me. Ernani Guimarães.

Os três finalistas de cada categoria foram premiados com troféu e medalhas; os primeiros colocados em cada categoria receberam isenção do pagamento da mensalidade do curso no mês de dezembro. Confira os vencedores.

Categoria Educação e Gestão
1º Lugar- Separação Inteligente
2º Lugar- Ozymandias
3º Lugar- TempoStorm