Concurso Inova Unis 2018: projetos vencedores propõem soluções para cidades mais conectadas e sustentáveis

Ideias de negócios para cidades inteligentes, essa foi a proposta de desenvolvimento de projetos para a edição de 2018 do Concurso Inova Unis. Esse ano o concurso foi realizado desde o mês de abril. Devido ao aumento do tempo para desenvolvimento das ideias, o evento se dividiu em três etapas: ideação, maker e validação.

Entre os meses de abril e junho as equipes participantes do concurso ficaram responsáveis por pensar, discutir e desenhar ideias de negócios para serem aplicadas em modelos de cidades inteligentes. O objetivo dos grupos era propor soluções para tornar a cidade mais conectada, sustentável e desenvolvida.

Para auxiliar e orientar as equipes foram realizadas atividades e encontros como o Smart Startup, durante o IV Congresso Internacional, focando no desenvolvimento da criatividade, apresentando modelos de negócios e trabalhando com pesquisa de mercado.

Finalizada a primeira etapa, ideação, 37 equipes concluíram o período com pontuação total. Durante dois meses os participantes do Concurso trabalharam com ferramentas e práticas de desing thinking, participaram do startup maker e utilizaram o laboratório de fabricação digital Unis Maker para colocarem a mão na massa.

No mês de outubro o Concurso entrou em sua etapa final, a validação, onde foram avaliados fatores técnicos e práticos dos projetos como interação com a comunidade, feedback, ajustes e comercialização. No dia 27 de outubro foi realizada a Feira de Inovação no Via Café Garden Shopping em Varginha. O evento representou a etapa final de avaliação dos 80 melhores projetos.

No dia 24 de novembro os dez melhores projetos avaliados na Feira de Inovação foram expostos na final do Concurso Inova Unis 2018, que aconteceu dentro do evento Devfest Sul de Minas, na Cidade Universitária. Os alunos Assucena Rodrigues Naves, Marcelo Carvalho de Paula, Matheus Ribeiro Sousa e Maria Eduarda formam a equipe que conquistou o primeiro lugar do Concurso, com o projeto Lixeira Inteligente, que propõe uma solução para a coleta de lixo nas cidades incentivando a população com oferta de Wi-Fi grátis.

O projeto de reaproveitamento de casca de eucalipto, que aponta uma solução para criar produtos a partir de resíduos da plantação de eucalipto, garantiu aos alunos Ludmila Roberta da Silva, Marielle Lorrayne Vicente, Karoliny Silva Almeida e Diego Maia Nicolau a segunda colocação no Concurso. Enquanto a equipe Easy Pay Park, formada por Dâmaris Dias Maia, Fábio Senra de Oliveira, Francine de Souza Silva e Hugo Leonardo Gomes Teixeira, conquistou o terceiro lugar com um projeto de aplicativo para gerenciamento de estacionamentos pagos sem fila.

Ao todo o Concurso Inova Unis 2018 alcançou um número de 120 equipes inscritas, aproximadamente 480 alunos envolvidos, 30 professores mentores e 15 empresas/organizações parceiras. Dos projetos apresentados esse ano, dois já estão com os processos de patente em andamento.