Colégio Travessia oferece orientação profissional para alunos do terceiro ano do Ensino Médio

Desde o mês de maio o Colégio Travessia tem oferecido aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio orientação profissional cedida pela Psicóloga Maria Paula Naves Vasconcelos. A princípio serão realizadas duas sessões individuais com cada um dos 30 alunos. Os atendimentos têm acontecido em horário extraturno em sala cedida pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade Três Pontas (FATEPS).

A orientação profissional tem sido tomada como alternativa em vários contextos para intervir no dilema referente à dificuldade em escolher uma profissão, vivido por grande parte dos adolescentes. Sendo assim, a ideia de dar início aos atendimentos partiu de uma demanda do Colégio de oferecer suporte a alunos que estão em processo de decisão da carreira.

A responsável pelos acompanhamentos é a psicóloga Maria Paula Naves Vasconcelos, graduada em 2016 pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e mestranda da linha de pesquisa “Instituições, Saúde e Sociedade” do Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGPSI) da mesma instituição.

Segundo a psicóloga compreende-se que qualquer processo de decisão deve abranger autoconhecimento, informação e consciência da escolha, o que não é diferente no caso da orientação profissional. “No vigente contexto brasileiro, produtor de crises concretas e existenciais, este tipo de trabalho se faz importante ferramenta para mediar a passagem da vida escolar ao mercado de trabalho. Longe de oferecer respostas prontas, o objetivo central da orientação profissional é promover reflexão acerca da escolha profissional e possibilitar que a decisão aconteça da forma mais autêntica e autônoma possível”, concluiu a psicóloga.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos