Colégio Travessia inicia projeto em parceria com pais de alunos

A fim de contribuir para a formação integral dos estudantes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais íntegra, tolerante e justa, e ampliar as experiências dentro da instituição, o Colégio Travessia iniciou o projeto Círculo de Diálogos. A ideia é oferecer à família ferramentas, a partir de reflexões, que possibilitem a condução e mediação de conflitos envolvendo crianças e adolescentes, seja no contexto do núcleo familiar ou escolar. A primeira reunião aconteceu na última terça-feira (12/07).

O projeto teve início a partir do diagnóstico realizado junto aos pais e responsáveis durante os atendimentos pedagógicos. Um estudo encomendado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Fundação Lemann e o Itaú Social em 2021 mostra que 51% dos pais e responsáveis por estudantes da 1ª à 3ª série do ensino fundamental em todas as regiões do país acham que os alunos não saíram do mesmo estágio de aprendizado. Desde o início da pandemia, crianças e adolescente têm demonstrado dificuldades de aprendizagem e de relacionamento, além do desenvolvimento de transtornos psicológicos, como ansiedade e fobias. Se por um lado o isolamento social protegeu e salvou vidas, por outro, interferiu na formação cognitiva comportamental dos estudantes.

O primeiro encontro do projeto aconteceu na noite da última terça-feira (12/07), no Colégio Travessia, e foi conduzido pelas pedagogas, Profa. Glória Lúcia Magalhães e Profa. Samantha Castro. O encontro teve como tema o Bullying.

Com o projeto Círculo de Diálogos, nossa intenção é reduzir os efeitos do isolamento social sobre os nossos alunos, ao que tange a formação integral. Estamos formando cidadãos! Nesse sentido, escola e família precisam estar de mãos dadas, buscando soluções para qualquer tipo de interferência no processo educacional, sobretudo os que impactam emocionalmente. A busca pelo bem-estar das crianças e dos adolescentes passa pela Educação e traz resultados significativos quando pais e mães compreendem que é um processo mútuo.”, enfatiza a diretora do Colégio Travessia, Profa. Vanessa Evangelista.

As atividades continuarão no segundo semestre, com a promoção de outros temas de reflexão com pais e alunos.