Colégio Alpha realiza I Conferência Juvenil Sobre Consumo Sustentável

No dia 20 de setembro acontece na Cidade Universitária o Culturalpha, um evento realizado anualmente pelo Colégio Alpha, que busca promover a cultura e o conhecimento através de atividades teóricas e práticas envolvendo os alunos do Ensino Médio.

Na edição desse ano o evento trabalhará o tema “Juventude e consumo” com a realização da I Conferência Juvenil Sobre Consumo Sustentável, contando com atividades de coleta de lixo eletrônico, oficinas, apresentações musicais, mostras fotográficas e sessão plenária voltada à questão da sustentabilidade.

Com início programado para as 9h a Conferência será aberta com a realização de um painel geral, que contará com a participação de membros do Conselho Municipal de Juventude (COMJUVE), do Conselho de Alunos de Escola Estadual, de grêmios estudantis de Varginha, além de alunos e professores do Ensino Médio de colégios de Varginha e região como o Colégio Travessia (Três Pontas), Colégio CRA (Alfenas), Colégio Nova Geração (Três Corações), Colégio Alpha (Varginha), além de escolas estaduais, debatendo sobre o tema central do evento.

Após esse momento serão realizadas dez oficinas com os alunos, que vão explorar a relação entre a juventude e o consumo em diversos aspectos, desde o cenário sustentável da coleta seletiva, passando por questões psicológicas do consumo desenfreado, até às relações do jovem com a tecnologia e seus impactos em uma sociedade sustentável.

Antecipando a realização do evento os alunos do Ensino Médio do Colégio Alpha receberam um desafio: cada sala teve de desenvolver campanhas de coleta de materiais de lixo eletrônico, que serão recolhidos até o dia 18 de setembro. Ao final da Conferência, em uma sessão plenária, serão entregues premiações às turmas participantes de acordo com a quantidade de material coletado.