Colaboradores do Grupo Unis visitam países europeus pelo Programa Erasmus +

Márcia Miranda Caetano Antunes e Felipe Ribeiro são colaboradores do Grupo Unis que viveram uma experiência internacional. Eles participaram de um intercâmbio administrativo para conhecer de perto como funcionam as realidades das áreas de Ouvidoria e do Atendimento ao Aluno, além de uma visita técnica às áreas de Relações Internacionais da Universidade de Dunaújváros, na Hungria e do Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Engenharia do Porto, a Escola Superior de Educação do Porto, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e também da Universidade privada de Fernando Pessoa do Porto, em Portugal.

A viagem fez parte do Erasmus +, um programa de mobilidade acadêmica financiado pela comunidade europeia. A viagem permitiu que eles conhecessem, além da parte acadêmica e administrativa, um pouco mais da cultura e dos costumes de cada país. “Conhecer um pouco da Hungria e de Portugal, suas histórias, a forma como trabalham a Educação, foi de imenso ganho para nós. Trouxemos destas visitas uma grande vontade de ampliarmos nossas experiências internacionais e podermos proporcioná-la aos nossos alunos, professores e funcionários”, relata Márcia.

A convivência com os as Divisões Acadêmicas, Provedoria e Relações Internacionais fez com que ambos, que atuam nessas áreas no Brasil, trouxessem na bagagem novas ideias a serem trabalhadas. “Ver de perto a realidade de ambas as instituições nos fez chegar ao nosso objetivo que era a troca de conhecimento como forma de ampliar as possibilidades de crescimento conjunto e, principalmente: nos mostrou que alunos são alunos em qualquer parte do mundo, precisam de apoio, estudo, estímulo e oportunidades”, explica Felipe.

A viagem permitiu que os colaboradores se reunissem com os alunos do Grupo Unis que estão na Europa para viverem experiências internacionais. Alan Almeida, Wellisson Paschoal e Filipe Henrique Gonçalves estão na Hungria. Já Larissa Carneiro está em Portugal. “É impressionante como nossos alunos já são outras pessoas, são muito maiores do que saíram de Varginha. Foi uma enorme satisfação saber como vivem bem. Conhecemos seus amigos, seus estudos, onde vivem e como se adaptaram ao país e a fluência da língua inglesa. É surpreendente como estão estão se sobressaindo nos estudos”, relatam.

A viagem serviu, ainda, para conhecerem de perto um pouco do que os alunos e colaborares do Grupo Unis encontrarão no Congresso da Acinnet, que acontecerá em maio de 2018 em Portugal.

As experiências internacionais se estenderam a outros colaboradores. A Hungria agora está recebendo os Professores Wanderson Gomes, Déborah Alvarenga, Gládis Carmarini e Eduardo Duffles, irão ministrar aulas em inglês na Hungria, também pelo Programa Erasmus+.