Colaborador do Unis publica artigo científico em livro sobre Educação do Campo

Elias Márcio Tavares (28) é colaborador do Grupo Unis, atualmente atuando na Central de Serviços Compartilhados (CSC) da Pós-Graduação EaD, onde também atua como tutor.

Entre julho de 2020 e junho de 2021, Elias cursou a sua Pós a distância no Unis em Docência para o Ensino Superior. Ao final da Pós, como seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Elias desenvolveu um artigo aprofundando na aplicação de metodologias ativas em instituições de ensino de comunidades rurais.

Passado mais de um ano da conclusão do seu artigo, no mês de outubro de 2022, Elias teve a oportunidade de publicar o seu trabalho em um livro organizado pelo Professor Elói Martins Senhoras, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), intitulado: “Educação do Campo: Pedagogia, Currículo e Formação Docente”.

“A oportunidade surgiu como um convite do próprio Professor Elói Senhoras, que estava buscando artigos com temáticas relacionadas à educação do campo e, tendo ele encontrado a versão prévia de meu artigo publicado na revista Textos para Discussão do Unis, ele entrou em contato comigo por e-mail em meados deste ano, oferecendo essa oportunidade de publicação”, explicou Elias.

Reunindo o trabalho de 17 pesquisadoras e pesquisadores de instituições públicas e privadas de Ensino Superior, de todas as cinco regiões brasileiras, a obra do Prof. Elói apresenta uma instigante agenda de diferenciados estudos sobre a realidade empírica brasileira na Educação do Campo.

Estruturado em onze capítulos, o livro aborda temas diversos sobre a Educação do Campo com o objetivo de fornecer uma visão panorâmica sobre o assunto. No capítulo 08, que leva o título do artigo de Elias: “Metodologias Ativas como Ferramentas de Adequação Curricular em Instituições de Ensino em Comunidades Rurais”, o pesquisador traz um debate sobre esta temática em um contexto histórico e cultural.

“Eu, como uma pessoa que busca sempre o conhecimento que há além da informação, a publicação de um artigo em um capítulo de livro foi algo de extrema importância para mim, evidenciando o reconhecimento pelo esforço de uma pesquisa científica, pela busca pelo próprio conhecimento. Considero, também, como uma oportunidade de compartilhar ideias com outros autores dentro de uma mesma temática, o que gera uma reflexão importante para a pessoa leitora ao identificar diversas vertentes de uma mesma discussão empírica”, concluiu Elias.

O livro está disponível em formato impresso e gratuitamente em formato online, e pode ser acessado clicando aqui.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos