Clínica Escola de Psicologia do Unis faz balanço do primeiro ano de atividades

A Clínica Escola de Psicologia do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis) teve seu funcionamento iniciado no primeiro semestre de 2022, em decorrência da demanda por estágio curricular obrigatório na área clínica. A Clínica foi estruturada na Rua Maria Benedita, 38, anexa ao Campus I do Centro Universitário.

Este relatório é uma apresentação de sua estruturação e atuação junto à Comunidade Acadêmica e à população de Varginha e região, envolvendo público externo ao Centro Universitário e seus alunos do curso de Psicologia, durante os primeiros meses de existência, cuja efetiva atuação se deu no período compreendido de abril a dezembro de 2022.

Destaca-se que o serviço oferecido pela Clínica Escola é dinâmico, que ainda está se ajustando às demandas de alunos e da comunidade e que tende a se fortalecer com as práticas desenvolvidas e o aprendizado gerado pelo seu funcionamento.

Estruturação

O trabalho de estruturação da clínica escola teve início em janeiro de 2022, com as obras estruturais no espaço. Essas obras e ajustes duraram até o início do mês de maio.

Concomitante ao processo de adequação da estrutura física, passou-se a estruturar toda a parte de regulamentação e fluxos de atendimentos. A maior dificuldade residiu na definição de apoio operacional administrativo, o que foi resolvido com a contratação de estagiário remunerado do curso de psicologia.

Há se ressaltar a necessidade de ser aluno do curso de psicologia uma vez que o apoio administrativo tem acesso a prontuários e instrumentos de testagem psicológica. Além do estagiário remunerado que cumpre uma jornada de 30 horas semanais no apoio administrativo, outras vagas de estágio acadêmico (não remunerado) foram abertas visando oportunizar aos alunos do curso de psicologia contatos com a clínica escola em sua dimensão operacional/administrativa.

Credenciamento e atendimentos

Uma vez terminada a parte estrutural, houve o processo de credenciamento junto ao conselho de Classe – Conselho Regional de Psicologia da 4ª Região. A vistoria realizada pelo CRP deu-se no dia 13 de maio, de forma virtual. O Relatório final foi encaminhado pelo Conselho no dia 25 de maio, não apontando impedimento para o funcionamento, e o Certificado emitido em 30 de maio de 2022.

Em função de necessidade no processo formativo dos alunos, os atendimentos começaram a ser realizados antes da autorização, ainda que em número bem reduzido. Assim, os primeiros clientes e alunos chegaram na clínica em 13 de abril de 2022.

No primeiro semestre de 2022 o horário de funcionamento da Clínica Escola de Psicologia foi de segunda a quinta-feira, das 08h às 18h; sexta-feira, das 08h às 21h; e sábado, das 08h às 12h. No segundo semestre, mediante disponibilidade de horário noturno de alunos do 9º período abriu-se, além dos horários do primeiro semestre, também a possibilidade de atendimento às terças e quartas, até às 21h.

Resultados

Os destaques dos resultados dos atendimentos na Clínica Escola de Psicologia do Unis nesses nove meses do ano de 2022 são: 1125 atendimentos realizados; 120 usuários atendidos; e 51 alunos estagiários.

Projetos e desafios para 2023

Em 2023 terão início algumas ações e outras estão em discussão e planejamento no colegiado do curso e pelo responsável técnico da clínica. Algumas das propostas e desafios contemplam:

• Início de atendimentos virtuais;
  • Realização de triagem dos interessados em atendimento utilizando protocolo de classificação de risco para saúde mental;
  • Aconselhamento psicológico virtual assíncrono (em avaliação de viabilidade);
  • Realizar avaliação da clínica e serviço pela ótica dos usuários;

Conclusão

Ao final, nota-se que o serviço oferecido pela Clínica Escola de Psicologia, embora ainda em fase de consolidação, já demonstra relevantes contribuições à formação acadêmica dos alunos do curso associado e para a população local, uma vez que 120 pessoas foram diretamente impactadas, em mais de 1.100 atendimentos realizados.

Salienta-se que ganhos associados à melhoria da qualidade de vida e saúde dos usuários, bem como o aprendizado gerado para os alunos envolvidos não são possíveis de mensuração, mas inevitavelmente ocorreram por meio da Clínica Escola.

Mais que uma necessidade de formação, a Clínica Escola de Psicologia do Unis é uma ação direta de responsabilidade social da Instituição, promovendo o empoderamento e transformando a vida de crianças, jovens e adultos de Varginha e região, de modo a contribuir para o desenvolvimento da região onde se encontra. Assim, a Clínica Escola de Psicologia mostra-se alinhada com a missão e a razão de ser do Grupo Unis.

O balanço completo pode ser acessado clicando aqui.