Cine-Divã: mais de 50 pessoas acompanham a exibição aberta de “Nise – O coração da loucura”

No dia 29 de março alunos do curso de Psicologia do Centro Universitário do Sul de Minas realizaram a exibição, aberta e gratuita, do filme “Nise – O coração da loucura”, como parte do projeto Cine Divã.

Estrelado por Glória Pires, o filme dirigido por Roberto Berliner, conta a história da psiquiatra Nise da Silveira em seu trabalho no hospital psiquiátrico de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. Contrária aos métodos clínicos da época, em especial a eletroconvulsoterapia (eletrochoque) e a lobotomia, a protagonista sugere uma nova forma de conduzir o processo terapêutico com os pacientes, utilizando o afeto e a arte.

A discussão do filme foi feita sob a luz da psicologia e da psicanálise e foi conduzida pelo Prof. Me. Janilton Gabriel de Souza, contando com a presença de membros do grupo de estudos em psicanálise Interfaces. Também participou das discussões, de forma virtual, o prof. Dr. Roberto Lopes Mendonça, que muito contribuiu com o debate, utilizando de sua grande experiência como trabalhador na rede de atenção psicossocial e professor.

Estiveram presentes 52 pessoas, entre alunos dos cursos de Psicologia, Recursos Humanos, Jornalismo e participantes da comunidade. “Durante a troca de ideias pós-filme e com a colaboração dos professores ali presentes, foi possível estabelecer a ligação entre a ferramenta de inclusão usado por Nise (a arte através da pintura) com a necessidade do trabalho como elemento de cura e busca de dignidade. Para mim este encontro reforça e me provoca ainda mais que é preciso combater a ignorância, resgatar os valores do respeito ao próximo e combater a supervalorização do status e do dinheiro frente ao valor da vida”, comentou o aluno de Psicologia, Wanderson Menezes de Abreu.

O evento é parte de um projeto maior do curso de Psicologia que visa culminar no Dia da Luta Antimanicomial, no dia 18 de maio e que é conduzido pelo Coordenador do curso Prof. Ernani de Souza Guimarães Júnior. “As próximas atividades oferecidas aos alunos serão uma visita técnica ao Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro, para visualizar as obras produzidas pelos clientes de Dra. Nise da Silveira e uma oficina que abordará a utilização da arte no trabalho com usuários da rede de atendimento psicossocial”, explicou o Prof. Ernani.

Sobre o Cine-Divã

O Cine Divã foi criado em 2016 pelo Interfaces – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise. A proposta é assistir aos filmes e em seguida dialogar a partir das sensações e percepções de cada um.