Cidade Universitária sedia o 1º Fórum Varginha Rumo à Universalização do Saneamento

No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em celebração a essa data a Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa) e a Prefeitura de Varginha assinaram a renovação do contrato de prestação de serviços para o abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade por mais 30 anos. A assinatura do contrato foi realizada durante o 1º Fórum Varginha Rumo à Universalização do Saneamento, que aconteceu na Cidade Universitária.

Além da renovação do contrato de prestação de serviço, Copasa e Prefeitura também deram detalhes sobre o início das operações do aterro sanitário municipal, que ficarão sob responsabilidade da empresa. O início das operações do aterro está previsto para o dia 1 de julho.

Durante o evento foram discutidas questões de saneamento, coleta seletiva, aterro sanitário e várias demandas voltadas para a melhoria do meio ambiente, com foco no município de Varginha. “Com esse Fórum conseguimos mostrar o quanto Varginha está na vanguarda, ou seja, o quanto o município realmente é vitorioso. Temos muito que comemorar”, comentou o Secretário do Meio Ambiente, Joadilson Barra Ferreira.

De acordo com o prefeito Antônio Silva, o novo contrato com a Copasa para o abastecimento de água e tratamento de esgoto terá novos dispositivos previstos, como a criação de um fundo para investimento em obras de saneamento básico na cidade e também descontos para imóveis municipais e de entidades filantrópicas.

As principais alterações são os descontos nas tarifas do serviço de abastecimento de água e esgoto para imóveis de responsabilidade do município e todos os órgãos públicos, hospitais municipais, escolas municipais, além de desconto de 25% nas faturas das entidades filantrópicas e afins que atenderem as condições legais. Na criação do Fundo Municipal de Saneamento Básico, a Copasa, até o término do contrato de 30 anos, deverá contribuir com 3% da sua receita operacional líquida. Esse fundo será investido em obras de saneamento, como redes pluviais. Esse recurso é do município, dentro das normas que a lei estabeleceu”, concluiu o prefeito.