Cidade Universitária recebe a formatura da turma de 2022 do Programa Oportunidades

No dia 30 de novembro aconteceu a cerimônia de formatura da terceira turma do curso de informática básica aliada à aprendizagem da língua inglesa, oferecido pelo Grupo Unis gratuitamente a 30 alunos de Varginha, através do Programa Oportunidades.

O curso busca abrir portas para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural dos estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, matriculados e frequentes na rede pública de ensino de Varginha, tendo em sua formação 80% de alunos residentes na zona rural, que foram selecionados por meio de edital.

O Programa Oportunidades tem o objetivo de possibilitar o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes da zona rural e urbana de Varginha, motivando-os a atuarem como agentes transformadores e vivificadores nas comunidades em que estão inseridos, através de ações educativas complementares à educação formal, capazes de contribuir para o desenvolvimento individual de cada aluno envolvido, garantindo aprendizagens necessárias à vida, ao trabalho, à participação e à cidadania plena.

O projeto do Grupo Unis aprovado pelo Programa Oportunidades em 2020 trabalha com o tema “Tecnologias e Linguagem Para o Futuro”, sob a coordenação da Profa. Erondina Leal Barbosa e o apoio dos cursos de Letras, Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Unis. Neste ano de 2022, o curso formou a sua terceira turma, com aulas realizadas entre os meses de março e novembro, na Cidade Universitária do Grupo Unis.

Além da presença das famílias e professores dos estudantes, a cerimônia de formatura da turma de 2022 do Programa Oportunidades, contou com a presença do Vice-Reitor do Unis, Prof. Ricardo Morais Pereira, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Varginha, Rodrigo Silva Naves e da Secretária Municipal de Educação de Varginha, Juliana de Paula Mendonça.

Sobre o Programa Oportunidades

O Programa Oportunidades é um programa educacional que iniciou suas atividades em 2002 com o nome “Esporte Educação”, criado para contribuir no enfrentamento dos desafios sociais e educacionais das crianças e adolescentes oriundos das escolas públicas do município de Varginha. Em 2006, o projeto foi reformulado e adaptado também para a Educação do Campo, com o nome de Programa Oportunidades.

O Programa já atendeu cerca de 5 mil crianças e adolescentes na faixa etária entre 05 e 16 anos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Esporte. Nesses 20 anos de existência o Programa conta com o apoio financeiro do Instituto EP e apoio do Grupo Unis, principalmente no oferecimento de bolsas para os universitários das mais diversas áreas que a cada ano letivo são selecionados para trabalhar no programa. Neste período, mais 100 estudantes universitários foram beneficiados.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos