Cidade Universitária é a nova sede do Colégio Alpha

Há exatos 15 anos, foram apresentados os primeiros planejamentos e ideias para a construção de uma grande unidade para o Grupo Unis em Varginha, com uma estrutura diferente de tudo que já foi visto no âmbito educacional da cidade, e que futuramente viria a agregar todos os serviços e níveis educacionais da instituição: a Cidade Universitária.

Contando com um espaço extremamente amplo, que permitiu a criação e o desenvolvimento de possibilidades diversas para a atuação de colaboradores, professores e alunos do Unis, a Cidade Universitária foi, aos poucos, abrindo suas salas e espaços para receber novas estruturas e diferentes turmas e cursos de graduação, para explorarem ali todo o potencial que este espaço inovador é capaz de oferecer para o desenvolvimento das habilidades e conhecimentos profissionais dos estudantes.

Em 2012, começaram a chegar os primeiros colaboradores à CDU, que ainda vinha tomando forma e compreendendo como se daria a melhor utilização de todo esse espaço. No ano seguinte, aconteceu a inauguração oficial da Cidade Universitária, recebendo diversas autoridades de Varginha e região, e abrindo as portas para os primeiros alunos dos cursos das áreas de Engenharia e Arquitetura desenvolverem suas atividades nesta nova unidade.

A partir daí, a Cidade Universitária foi crescendo e se desenvolvendo como um organismo vivo. Estruturas inovadoras como o Laboratório Unissolar, o Unis Maker, o Centro Médico Veterinário, a Vila Sapiens, e muitas outras foram sendo erguidas na CDU, garantindo acesso a ferramentas e possibilidades únicas para os nossos alunos, que a cada ano foram preenchendo mais e mais os corredores da unidade, com a vinda de todos os cursos de graduação para a Cidade, que se tornou o polo central da graduação do Unis em Varginha.

Mas este crescimento não parou por aí, assim como foi pensada desde a sua idealização, a Cidade Universitária veio com o propósito de aglutinar todo o universo educacional compreendido pelo Unis, permitindo a consolidação da instituição como uma verdadeira plataforma educacional, que compreende ferramentas de desenvolvimento para toda a trajetória acadêmica dos estudantes, da Educação Infantil ao Mestrado, assim como a sua capacitação profissional e conexão direta com o mercado de trabalho. Sendo assim, em 2022, as primeiras turmas do ensino médio do Colégio Alpha de Varginha passaram a realizar suas aulas e atividades presenciais na CDU, dando início a mais um importante passo na história de evolução da unidade.

Com o sucesso dessa movimentação, que agregou experiências únicas aos estudantes da Educação Básica, agora, em 2023, a partir de fevereiro, todas as turmas do Colégio Alpha, da Educação Infantil ao Ensino Médio, passam a ocupar as salas, corredores e espaços da Cidade Universitária. “Além de ser mais um passo para a realização do propósito inicial da CDU, esta ação consolida a intenção do Unis de ser uma plataforma educacional completa para a formação acadêmica e profissional dos nossos alunos, agregando um valor inestimável para a formação dos estudantes, que agora vivenciam o ambiente universitário e as diversas possibilidades para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional durante todo o seu trajeto na Educação Básica”, destacou o Reitor do Unis, Prof. Felipe Flausino.

Em reuniões realizadas entre os pais e responsáveis, a equipe pedagógica do Colégio Alpha e a reitoria do Grupo Unis, foram apresentados os benefícios que essa mudança de sede vai trazer para o dia a dia de pais e alunos, como o trabalho reforçado que a instituição está implementando na segurança dos seus espaços, além de questões ligadas ao futuro acadêmico/profissional dos alunos, que vão contar com diversas novas possibilidades nas aulas práticas, atividades extracurriculares e no seu desenvolvimento para o ensino superior e o mercado de trabalho.

“Totalmente alocado no espaço que hoje é o Bloco A da Cidade Universitária, em um espaço amplo, seguro e exclusivo, o Colégio Alpha vai contar com a disponibilidade de todos os serviços que já fazem parte da rotina do colégio, além de apresentar novas possibilidades para os alunos de todos os níveis educacionais no que diz respeito à estrutura e acesso a ferramentas, tecnologias e inovações na forma de ensinar, que hoje já fazem parte do dia a dia dos alunos da graduação, por exemplo”, destacou a Diretora do Colégio, Cristiane Arci.

Com esta mudança, o ano de 2023 do Unis e do Colégio Alpha se inicia com um horizonte de possibilidades a serem desenvolvidas em conjunto, entre o ambiente universitário e a Educação Básica, para tornar o processo educativo e evolutivo dos alunos da instituição cada vez mais completo e integrado, preparando de forma única os estudantes do Grupo Unis, em todos os níveis educacionais.

“Esta nova etapa de evolução da Cidade Universitária representa também uma evolução para o ensino ofertado pelo Grupo Unis, tanto no nível da graduação quanto na Educação Básica, mas principalmente para o ensino do nosso município e região, que conta com uma oportunidade única de explorar essa conexão entre os diferentes níveis educacionais em uma grande plataforma educacional criada pelo Unis para beneficiar o desenvolvimento de toda a nossa comunidade.”, concluiu o presidente do Grupo Unis, Prof. Luiz Carlos Vieira Guedes.