CESUL: Secretário do estado apresenta resultados alcançados e projetos em elaboração pelo Governo

No dia 13 de setembro o Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL), Regional Varginha, realizou o quinto encontro de 2019. O grupo é composto por empresários e líderes regionais com o objetivo de trocarem experiências, realizarem networking, e juntos, buscarem soluções e inovações para o desenvolvimento da região.

A cada encontro, o grupo conta com uma palestra ministrada por um profissional de renome na área em que atua, buscando propor linhas de discussão relevantes para as pautas de desenvolvimento do CESUL.

Após os primeiros encontros contarem com as presenças ilustres de palestrantes como Clóvis de Barros Filho, Thais Herédia, Andrea Iorio e José Salibi Neto, o CESUL recebeu um dos secretários do Governo de Minas Gerais, Manoel Vitor de Mendonça Filho.

Nomeado em janeiro pelo Governador Romeu Zema para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e do Nordeste de Minas Gerais, Vitor conduziu uma palestra abordando “O desenvolvimento econômico em Minas Gerais”.

Durante sua fala, o Secretário explorou e apresentou pontos acerca dos trabalhos desenvolvidos pelo Governo do estado em busca de “reafirmar o orgulho de ser mineiro”, por meio de projetos para sacramentar as responsabilidades essenciais do estado, recuperar o protagonismo econômico e tecnológico de Minas Gerais, e focar nas medidas transversais viabilizando a recuperação fiscal, alcançando um governo eficiente e inovador a serviço das pessoas.

O Secretário apresentou como missão do Governo: “Promover ambiente atrativo para novos negócios e fortalecimento dos setores econômicos existentes, possibilitando a diversificação e o desenvolvimento da economia, inclusive por meio da ciência, tecnologia e inovação, contribuindo para a geração de emprego e renda”.

Em pontos específicos, o Secretário apresentou dados que apontam para melhoras nos índices alcançados pelo estado em questões como no PIB, na evolução do emprego e na atração de investimentos, além de destacar projetos em elaboração pelo Governo mirando áreas como ciência, tecnologia, inovação, desenvolvimento regional, diversificação da economia, melhoria da performance e desestatização.

O encontro contou 95 participantes desde empresário, lideranças regionais, autoridades militares e políticas, como os prefeitos Antônio Silva (Varginha), Julbert Ferre (Machado), Rafael Simões (Pouso Alegre) e João Batista (Extrema), além do presidente da Câmara de Três Corações, Helder Reis.

O Conselho Empresarial do Sul de Minas é realizado pelo Grupo Unis com o patrocínio da UNIMED Varginha, SICOOB CREDIVAR, UNIVIDA Seguros e RIVA Investimentos do Grupo XP Investimentos.

Sobre o Conselho Empresarial

A iniciativa CESUL teve início em dezembro de 2015, quando o Grupo Educacional Unis fundou o Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL), concebido para reunir as mais importantes lideranças empresariais do Sul do Estado e promover um ambiente colaborativo na busca da melhoria e atratividade do ambiente de negócios e investimentos na região.

A iniciativa do Grupo Unis rompeu fronteiras e em 2017 foi criado o CEZOM, Conselho Empresarial da Zona da Mata, que já conta com 40 empresas da região, além da instalação do Conselho Empresarial do Chile, que já iniciou as atividades com 40 empresas afiliadas.

Em setembro de 2018 mais um passo foi dado para a expansão dessa iniciativa com a inauguração da Regional Mantiqueira do CESUL. Fundado através de uma parceria entre o Grupo Unis e o Sebrae Minas os encontros do Conselho passaram a ser realizados também no município de São Lourenço.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos