Cesta básica em Varginha tem elevação entre julho e agosto

Após dois meses consecutivos de queda, o Índice da Cesta Básica em Varginha (ICB-UNIS) apresentou elevação de 2,46% entre os meses de julho e agosto. A pesquisa é realizada através da coleta dos preços de 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados da cidade.

Em 12 meses, de agosto de 2019 a agosto de 2020, o valor da cesta básica em Varginha apresentou um aumento de 9,82%. Já no acumulado de 2020 há uma pequena deflação de -0,73%.

A pesquisa verificou que neste mês de agosto o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta em Varginha é de R$405,24, correspondendo a 42,15% do salário mínimo líquido. Dessa forma, o trabalhador que recebe um salário mínimo mensal precisa trabalhar 85 horas e 19 minutos por mês para adquirir essa cesta”, explicou o responsável pela pesquisa, Prof. Dr. Pedro dos Santos Portugal Júnior.

Entre os meses de julho e agosto de 2020, dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisada em Varginha, nove tiveram alta nos preços médios, são eles: tomate, óleo de soja, banana, leite integral, carne bovina, arroz, farinha de trigo, manteiga e açúcar refinado. Quatro produtos tiveram queda em seus preços médios, são eles: batata, feijão carioquinha, pão francês e café em pó.

É notório mais uma vez o comportamento da oferta e demanda dos produtos na composição dos seus preços médios e do índice da inflação da cesta básica em Varginha. Pode-se afirmar novamente que a maioria dos produtos segue o comportamento já esperado para os mesmos neste período”, concluiu o Prof. Pedro.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.