Café fermentado por alunos de Engenharia Agronômica é premiado em concurso

Coffea arabica é uma espécie de café natural da Etiópia, uma das primeiras a ser cultivada e a mais plantada em Minas Gerais, sendo responsável por 13,50% do PIB do estado.

A qualidade da bebida do café é influenciada por fatores de pré e pós-colheita que garantem a expressão final da qualidade do produto. O aumento do foco na produção de cafés especiais gerou maior interesse no processo de fermentação. O sabor e o aroma complexos da bebida do café resultam da presença combinada de vários constituintes químicos que produzem reações e compostos que interferem no sabor experimentado na prova de xícara.

No entanto, apesar de uma vasta procura em artigos científicos e revistas técnicas, pouco foi encontrado sobre a metodologia de fermentação para produção de cafés especiais. Sendo assim, alunos do terceiro período do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário do Sul de Minas montaram uma metodologia utilizando o histórico das propriedades da região serrana do Sul de Minas, visando agregar valor ao produto.

Orientados pela Profa. Dra. Paula Rachel Correa, o trabalho fez parte do Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC) dos alunos e vem rendendo bons frutos para a equipe. No concurso Florada Premiada, organizado pela empresa 3Corações em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), os dez lotes fermentados alcançaram uma pontuação acima de 89 pontos, ficando em quarto lugar na disputa contra 600 concorrentes. Cada saca deste café foi vendida por R$ 7.000,00 reais.

Este resultado mostra a qualidade e a seriedade com que os trabalhos são conduzidos com os alunos de Engenharia Agronômica do Unis. Os estudos com deste material ainda não terminaram e em breve podemos ter mais novidades para apresentar”, concluiu a Profa. Paula.