Aumento no preço da cesta básica em Varginha foi de 5,93% entre dezembro e janeiro

Na primeira pesquisa de 2019 o Índice da Cesta Básica de Varginha (ICB-CEPI/UNIS), calculado pelo Grupo Unis em parceria com a ACIV (Associação Comercial, Industrial Agropecuária e Serviços de Varginha) apresentou alta considerável no nível geral de preços, chegando ao quarto mês consecutivo de elevação.

De acordo com o responsável pela pesquisa, Prof. Dr. Pedro dos Santos Portugal, entre os meses de dezembro e janeiro a inflação da cesta básica foi de 5,93%. “Foi a maior elevação dos preços desde junho de 2018”, afirmou. A coleta de preços para o cálculo desse índice é realizada nos principais supermercados da cidade.

A pesquisa demonstrou que no mês de janeiro o valor da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta em Varginha é de R$377,59, correspondendo a 43,02% do salário mínimo líquido. Sendo assim, o trabalhador que recebe um salário mínimo mensal precisa trabalhar 87 horas e 05 minutos por mês para adquirir essa cesta de alimentos.

Entre os meses de dezembro e janeiro, dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisada, oito apresentaram alta dos preços médios, são eles: batata, tomate, banana, feijão carioquinha, leite integral, café em pó, pão francês e farinha de trigo. Cinco produtos apresentaram queda em seus preços médios, são eles: arroz, óleo de soja, carne bovina, açúcar refinado e manteiga.

Mais uma vez é possível afirmar que os preços continuam mais influenciados pelos comportamentos da oferta, mas, já se verifica algumas pressões pelo lado da demanda”, concluiu o Prof. Pedro.

A pesquisa pode ser acessada clicando aqui.