Artigo sobre indicador criado pelo Unis e pelo GEESUL é publicado em revista científica

Em 2021, o Departamento de Pesquisa do Unis e o Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas Gerais (GEESUL), desenvolveram um novo indicador denominado IGED – Índice de Gasto Eficiente para o Desenvolvimento. O objetivo do IGED é relacionar o esforço orçamentário municipal (gasto público) com os resultados obtidos em áreas como saúde, economia, assistência social e educação. O índice varia entre 0 (zero) e 1 (um). Quanto mais próximo de 1 mais eficiente é o município no seu esforço orçamentário, quanto mais próximo de 0 menos eficiente é o município.

O artigo desenvolvido mostra a aplicação do indicador nos 155 municípios da região Sul de Minas e correlaciona os resultados com dados econômicos e demográficos dessas localidades. O trabalho acaba de ser publicado pela Revista Economia & Região da Universidade Estadual de Londrina.

Os resultados do estudo permitiram verificar que o indicador contribui para a análise da realidade e da eficiência do gasto público para os resultados nas áreas de saúde, educação, economia e assistência social. Soma-se a isto o fato que o IGED não tem relação significativa com o tamanho populacional do município e nem com sua capacidade produtiva, mensurada pelo PIB e PIB per capita. Isto permite que sua aplicação seja feita de forma abrangente sem que estes fatos possam interferir no indicador final, contribuindo para que os municípios possam analisar as áreas que mais necessitam de investimentos e melhorias.

O trabalho pode ser acessado clicando aqui.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos