Artigo desenvolvido por professores do Grupo Unis será publicado em revista internacional

Em maio de 2017 foi realizado o III Congresso da Rede ACINNET, na Bolívia, onde professores do Grupo Unis tiveram a oportunidade de submeter artigos desenvolvidos pelos mesmos para apresentações. Um dos trabalhos apresentados no evento será publicado na Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS).

O artigo desenvolvido pelos professores Alejandro Javier Rojas Jardel, Ana Amélia Furtado de Oliveira, Carina Adriele Duarte de Melo Figueiredo, Érica Almeida Bicudo Resende e Nídia Mirian Rocha Felix, abordou o tema: “Unis na Escola: uma proposta inovadora para um professor reflexivo e empreendedor”.

O artigo originou-se de um projeto desenvolvido na Escola Estadual Antônio Corrêa de Carvalho e Escola Estadual São Sebastião em Varginha, intitulado: Unis na Escola, que permitiu a troca de experiências entre professores das escolas estaduais com profissionais do Grupo Unis. Esse projeto aconteceu ao longo do ano de 2016 e permanece com algumas atividades sendo realizadas.

Durante o ano de 2016 foram realizados quatro encontros entre os professores, abordando temas como: criatividade e inovação na docência; metodologias ativas; processos avaliativos; e integração com os alunos e professores. “O objetivo principal do artigo foi a investigação das questões que implicam a formação docente e as relações com as práticas inovadoras necessárias para o desenvolvimento de ações empreendedoras que atendam aos preceitos de uma formação cidadã, apregoada pelas diretrizes curriculares nacionais e políticas públicas vigentes”, comentou a Profa. Nídia.

Esta pesquisa teve como referencial as discussões sobre as práticas desenvolvidas em outras instituições, parceiros internacionais, que vêm desenvolvendo atividades que envolvem os temas abordados. Sendo assim, pode-se destacar que a importância foi que a pesquisa  revelou  que a parceria entre o Ensino Superior e a Educação é necessária e urgente, a fim de que se promova uma formação condizente com a real necessidade da prática docente.

Sobre a Revista

A Revista da UIIPS , propriedade da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, é uma publicação periódica eletrônica com vista à divulgação das atividades de investigação, pesquisa, ensaio e análise, desenvolvidas pela comunidade acadêmica das cinco Escolas Superiores que constituem este Instituto. Esta revista pretende corporizar, primordialmente, as dimensões de natureza técnico-científica e cultural, enquanto instrumentos de concretização da missão de desenvolvimento e investigação do IPS.