Artigo de alunas de Biomedicina é publicado na revista científica Brazilian Journal of Development

As alunas Julia de Castro Dutra, Franciely Marques Lima, Kathryn Evangelista Carvalho e Ingrid Camargo Rodrigues do sexto período do curso de Biomedicina do Centro Universitário do Sul de Minas tiveram um Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC) publicado em uma revista científica.

Sob orientação da Profa. Priscila Moraes Henrique Paiva, as universitárias trabalharam o tema: Inquérito sobre hipertensão arterial, fatores associados e práticas de controle em idosos nos municípios de Carmo da Cachoeira, Coqueiral, Guapé e Varginha, situados no Sul de Minas Gerais.

O projeto teve como objetivo investigar indivíduos, acima de 60 anos – considerado idosos, com presença de hipertensão e, consequentemente a avaliação, procurando observar se os mesmos possuíam patologias interligadas à hipertensão. Contudo, o estudo se mostrou relevante, visto que, eventualmente a hipertensão, é uma doença na qual atinge principalmente idosos com mais de 65 anos e consequentemente promove o aparecimento de novas patologias, como as doenças cardíacas. Assim sendo, a hipertensão arterial sistêmica merece atenção de todos por se tratar de uma doença crônica e que possui prevalência significativa, para tanto, é de extrema importância visar uma melhoria na qualidade de vida deste público alvo, promovendo métodos de prevenção e cuidados, a fim de evitar as graves consequências que esta doença pode causar”, explicou a aluna Julia de Castro.

O estudo desenvolvido pelas alunas foi publicado na Brazilian Journal of Development. “Não só eu, mas todas nós, integrantes, vemos isso como algo extremamente benéfico e importante futuramente, especialmente quando formos seguir especialidades distintas relacionadas a ampla área da biomedicina. Também, é algo que nos mostra que todo esforço é recompensado e, sem dúvidas, é uma forma de conhecimento tanto pessoal, quanto acadêmico, para nós. Olhamos essa conquista como fruto de motivação para futuros trabalhos, além de deixar claro o nível de excelência que nossos professores – especialmente a orientadora, têm demonstrado, visto que, sem a transmissão de conhecimento deles, nada disso seria possível. Gratidão”, concluiu Julia.

A publicação da Brazilian Journal of Development pode ser acessada clicando aqui.