Alunos têm artigos aprovados para apresentação no VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção

Entre os dias 06 e 08 de dezembro será realizado, no município de Ponta Grossa-PR, o VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção (CONBREPRO). Na semana passada 13 alunos do curso de Engenharia de Produção, nas modalidades presencial e EaD, do Grupo Unis tiveram seus trabalhos aceitos para serem apresentados no Congresso.

Os 13 trabalhos desenvolvidos pelos alunos estão integrados nas seguintes áreas: Engenharia da Qualidade, Engenharia de Operações e Processos da Produção, Engenharia do Produto, Engenharia do Trabalho, Engenharia Organizacional e Logística.

O aluno Davi Brandon de Melo, do décimo período do curso, comentou sobre a importância de participar ativamente de um evento com tamanho alcance: “O Conbrepro é um congresso de nível nacional na Engenharia de Produção, e ter o trabalho publicado em um evento dessa magnitude é muito gratificante, e essa publicação ajuda o profissional que pretende seguir a carreira acadêmica ou mesmo o segmento industrial”.

A aluna Ana Cláudia Eugênio falou um pouco sobre a importância do desenvolvimento de trabalhos científicos para os estudantes, e a experiência trazida pela participação em eventos como esse: “O congresso trouxe uma grande experiência para minha vida, tanto profissional quanto pessoal, a satisfação de ver um trabalho seu aceito num congresso de Engenharia é muito grande. Saber que todo o estudo e trabalho desenvolvido não foi em vão, primeiro porque realmente deram o resultado esperado e segundo por serem validados nessas condições e servirão como fonte de estudo para outras pessoas. Todo graduando deveria participar de um congresso. Após essa experiência sinto como se realmente merecesse o título de Engenheira. Foi uma experiência maravilhosa”.

Abaixo está a lista dos trabalhos que serão apresentados no Congresso, separados de acordo com a área escolhida por cada um:

Engenharia da Qualidade

• “GESTÃO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE EM LAVANDERIA HOSPITALAR: UMA AVALIAÇÃO DO PROCESSO E PROPOSTAS DE MELHORIAS” – Luciano Cristóvão do Nascimento;
  • “KAIZEN E 5S: ESTUDO E APLICAÇÃO EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA” – Tamiris Misael Dos Santos;

Engenharia de Operações e Processos da Produção

• “MELHORIAS NO SETOR DE ARMAZENAMENTO E EXPEDIÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA MULTINACIONAL DO SETOR ALIMENTÍCIO” – Ana Claudia Oliveira Eugenio;
  • “LEAN MANUFACTURING: ADEQUAÇÃO DO SISTEMA KAIZEN EM UMA EMPRESA DO RAMO AUTOMOBILÍSTICO” – Jessica Pala Ferreira;
  • “MELHORIA DA QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE DESSALINIZAÇÃO EM UMA UNIDADE MARÍTIMA DE PETRÓLEO” – Leandro Campos Rodrigues;
  • “GERENCIAMENTO DE PROGRAMAS OPERACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CRIAÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DO SETOR AUTOMOTIVO” – Lucas Gonçalves Coelho;
  • “MELHORIA DO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA EMPRESA TÊXTIL ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE TÉCNICAS NO SETOR DE ESTOQUE” – Matheus Marchetti;
  • “PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO: DIFICULDADES ENCONTRADAS E PROPOSTA DE MELHORIA DURANTE A IMPLEMENTAÇÃO EM UMA EMPRESA DE SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA” – Rafaela Rezende Domingos Barros;
  • “A IMPLANTAÇÃO DA FERRAMENTA MANUFACTURING RESOURCE PLANNING: IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO INTERNO EM UMA EMPRESA SIDERÚRGICA” – Samara Baldim Junqueira;

Engenharia do Produto

• “PESQUISA E DESENVOLVIMENTO COM FOCO EM INOVAÇÃO DE UMA ESQUADRIA DE AÇO” – Bruno Henrique do Carmo;

Engenharia do Trabalho

• “ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE LEITE EM UMA COOPERATIVA DE LATICÍNIOS” – Ana Carolina Lopes Rodrigues;

Engenharia Organizacional

• “INDÚSTRIA 4.0: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DAS EMPRESAS SOBRE MANUFATURA DIGITAL NA MICRORREGIÃO DE POUSO ALEGRE, SUL DE MINAS GERAIS” – João Machado Miranda;

Logística

• “GESTÃO DE ESTOQUES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ENDEREÇAMENTO E LOCALIZAÇÃO DE MATERIAIS EM UMA EMPRESA ALIMENTÍCIA” – Davi Brandon de Melo Rios;

Sobre o Congresso

É um evento nacional organizado pela APREPRO – Associação Paranaense de Engenharia de Produção, com o propósito de reunir docentes, pesquisadores, estudantes, profissionais, órgãos públicos, entidades privadas e do terceiro setor com atuação na Engenharia de Produção e áreas afins para divulgação de pesquisas e realizar a interação entre os diversos agentes do conhecimento.

O CONBREPRO também divulga a produção técnica e científica das pesquisas nas áreas e sub-áreas de engenharia de produção e áreas afins, promovendo a integração e o intercâmbio do conhecimento acadêmico com o setor produtivo, fomentando a transferência de ensino-pesquisa-aplicação através da relação universidade-empresa para o desenvolvimento econômico local, regional e nacional.

Assim, o CONBREPRO apresenta-se como promotor do conhecimento e desenvolvimento do capital intelectual entre a comunidade acadêmica e a sociedade.