Alunos recebem palestra voltada para técnicas de otimização de conteúdo online

No dia 21 de agosto os alunos do oitavo período do curso de Jornalismo e do sexto período de Sistemas de Informação do Centro Universitário do Sul de Minas, participaram de uma palestra abordando técnicas e ferramentas de SEO.

Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca), é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

A palestrante Thaís Pereira, ex-aluna de Jornalismo do Unis, pós-graduada em Marketing Digital e atual Assessora de Comunicação da Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA), comentou que estar na internet não é o suficiente para garantir que seu site, consiga um lugar na primeira página do Google. É preciso investir em uma estratégia específica para otimizar os resultados e garantir que sua empresa alcance um bom posicionamento.

Para se trabalhar SEO existem duas formas de otimização: on-page e off-page. Os fatores on-page caracterizam-se por técnicas que alteram ou melhoram aspectos internos do site, como títulos das páginas, detalhamento de imagens, url bem definida, além do próprio conteúdo. Já os off-page caracterizam-se pelos aspectos externos, como número e qualidade de links.

Um dos passos mais importantes ao iniciar o projeto é definir o seu público-alvo, o que gostam, como agem, como se comportam, e outros pontos relacionados. De acordo com Thaís, esses pontos definem a persona do projeto. “Personas são personagens fictícios, que compõe uma série de características de pessoas, que normalmente são focados em grupos compradores de produtos de uma empresa”, explicou.

Thaís abordou também um outro lado das técnicas de SEO, quando são usadas se aproveitando de brechas que permitem práticas ilícitas se utilizando das ferramentas de otimização. Black Hat SEO é o termo utilizado para caracterizar essas técnicas, que envolvem textos e links escondidos, compra e troca de links, spam de comentários, entre outras práticas que, se detectadas, causam punições estabelecidas pelo próprio Google à página ou conteúdo que se utilizou das técnicas ilícitas.

Uma das mais valiosas dicas deixadas pela palestrante foi: o conteúdo do site deve ser feito de modo que o usuário ache o que quer, de maneira e leitura fácil, e com os conteúdos mais relevantes possíveis.