Alunos realizam primeiro Congresso de Fisioterapia do Unis

Alunos de todos os períodos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Sul de Minas e do Unis Pouso Alegre estão realizado o Congresso de Fisioterapia do Unis. A primeira edição do evento traz como tema: “Terapias Integrativas e Complementares”.

Destinado a alunos de Fisioterapia, Fisioterapeutas e demais profissionais da saúde, o evento irá trazer entre os dias 18 e 20 de outubro atividades com abordagem teórica seguidas de execuções práticas. “O primeiro Congresso de Fisioterapia do Unis tem o propósito de instigar os alunos a ver novas possibilidade de intervenção junto à profissão”, comentou a Coordenadora do curso Profa. Mônica Ferreira.

No dia 18 serão realizadas palestras abordando o olhar do Conselho Federal de Fisioterapia sobre as Terapias Integrativas, além de explorar técnicas como o Tai Chi Chuan e Reiki. No dia 19 as palestras irão focar em liberação miofasical, quick massage, cura prânica e fisioterapia quiroprática.

No último dia do Congresso serão realizadas diversas oficinas abertas à comunidade na Praça Getúlio Vargas em Varginha, a partir das 9h, promovendo a responsabilidade social acadêmica em conjunto com a comunidade.

O tema vem de encontro com o reconhecimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que conhecemos como “medicina alternativa”. De acordo com o Ministério da Saúde, a oferta desses tratamentos é justificada por evidências científicas que comprovam seus benefícios à saúde dos pacientes. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconhece como especialidade.

O curso de Fisioterapia apresenta conteúdo teórico e prático atualizado com a demanda do mercado de trabalho, descrevendo disciplinas diferenciadas tais como: Saúde Pública e Fisioterapia Preventiva; Responsabilidade Social; Fisioterapia Dermato-Funcional; Fisioterapia nas Desordens Crânio-Mandibulares; Fisioterapia Geriátrica; Administração em Fisioterapia; além de permitir prática de intervenções preventiva, curativa e reabilitadora, cumpridas em complexidade crescente desde a observação até a prática assistida, em serviços especializados através de convênios firmados com instituições públicas ou privadas da cidade e região, nos diferentes níveis de atuação: ambulatorial, hospitalar e postos de saúde.

Se interessou em fazer parte do Grupo Unis? As provas para o Vestibular 2019 serão realizadas no dia 21 de outubro e as inscrições podem ser feitas clicando aqui!