Alunos participam do Dia Nacional de Combate ao Fumo em Elói Mendes

No dia 29 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. Aproveitando a data os alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Estética e Nutrição do Grupo Unis, em parceria com a Secretaria de Saúde de Elói Mendes, realizaram uma ação levando informações e orientações à comunidade.

Os estudantes ofereceram informações dietéticas no combate ao tabagismo e orientações de alimentação balanceada através da dinâmica “compra saudável”. Foi realizada também uma avaliação da população presente, demonstrando as influências do tabagismo nas alterações de peso de cada um.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.