Alunos ministram oficinas para criação de fotonovelas sobre consciência ambiental

Alunos do segundo e do quarto período do curso de Jornalismo do Centro Universitário do Sul de Minas se uniram em prol do Projeto “Água para Todos”, com a criação de fotonovelas sobre consciência ambiental. As oficinas de produção, roteirização de fotonovelas e técnicas de fotografia estão sendo lecionadas desde o começo de setembro para dez turmas do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Antônio Domingues Chaves.
De acordo com a Coordenadora do Curso, Profa. Gisele Nishiyama, esta é uma oportunidade de fazer valer o lado social da Comunicação. “Além de integrar turmas do curso, o projeto exige a preparação de conteúdos instrutivos, pesquisa sobre os recursos hídricos, maneiras eficientes para preservação da água e pequenos hábitos que possam fazer a diferença”, afirma.
Para a Professora de Biologia, Bruna Evelyn P. Silva, responsável também pela Coordenação e idealização do Projeto, o “Água para Todos não veio somente para despertar a consciência ambiental dos alunos participantes quanto à crise hídrica, pois espera-se também envolver em sua culminância, outras escolas na causa, e, juntos provarmos que a educação pode transpor muros, independente de raça, gênero ou classe social”, enfatiza.
Para o aluno Cleiton Juventino, um dos responsáveis pelo desenvolvimento das oficinas, “encontramos alunos empolgados e interessados pelo projeto. A expectativa é que ao final, alunos, familiares e a escola tenham um impacto positivo, e que esta ação provoque a reflexão de outras instituições no município”, completa.
A universitária Sarah Müller aponta que a possibilidade de união de todo o Ensino Médio a favor de uma causa [a crise hídrica] é extremamente positiva, “além do fato de que de cada sala sairá uma fotonovela para a exposição, situação essa que gerou ânimo e espírito competitivo entre eles. Sempre que perguntávamos quem seria o líder e consequentemente o fotógrafo dos grupos, havia um grande alvoroço, isso nos contagiou bastante pelo interesse na área e pedidos por nossa ajuda”, comenta.
Para Junior Santos, “a expectativa para o projeto é grande, os alunos se mostraram empenhados com o projeto. Acho muito importante estimular os educandos a desenvolverem trabalhos que não fiquem somente na escola, e o diferencial dessa proposta é levar a exposição das fotonovelas adiante”, conclui.
A culminância do projeto se dará no dia 02 de outubro, na Escola Estadual Professor Antônio Domingues Chaves, em que se espera como resultado fotonovelas que passem de forma bem-humorada e dinâmica a mensagem da importância de preservação da água para garantir um futuro sustentável.