Alunos e Professores de Engenharia Mecânica do Grupo Unis realizarão simulações pioneiras na região

No dia 20 de março o Coordenador do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário do Sul de Minas, Prof. Me. Alexandre Lopes, e os alunos Thalisson Silva e Wesley Camelo, se reuniram com o Diretor da empresa Prática Klimaquip, para assinarem o acordo de início das operações de um projeto pioneiro na região: a Simulação de Volumes Finitos.

De acordo com o Prof. Alexandre este projeto é importante para a região, pois permitirá estudar e simular fluidos até então estudados experimentalmente apenas, a simulação permitirá avaliar diversos aspectos do fluido e seu comportamento em situações diversas. “É uma das ferramentas de simulação que permitirá muitas empresas a avançarem nos princípios da Indústria 4.0”, afirmou.

O que é a Indústria 4.0? É um conceito de indústria proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. A partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.

O projeto de simulação será conduzido pelo Núcleo de Dinâmica dos Fluídos no Laboratório de Simulação Avançada em Dinâmica de Fluídos, na Cidade Universitária. Os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo estão sempre associados a alguma dissertação ou demanda de uma empresa, como é o caso da Prática. A empresa está patrocinando o grupo com um supercomputador e o software de simulação, em contrapartida serão estudados problemas reais da empresa.

As tecnologias utilizadas pelo grupo de alunos e professores estarão também à disposição dos parceiros da Rede Accinet, constituída por quatorze Instituições de Ensino Superior da América do Sul e da Europa, com o objetivo de facilitar e incentivar a cooperação em nível internacional. “Pretendemos nos tornar referência na área de simulação, apoiando assim, o desenvolvimento das empresas regionais”, concluiu o Prof. Alexandre.