Alunos e professores de Engenharia Elétrica publicam artigo em mais uma edição da Revista Lumière Electric

Professores e alunos do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário do Sul de Minas publicaram mais um artigo na Revista Lumière Electric. A publicação acadêmica reúne artigos e pesquisas voltadas para instalações e materiais elétricos.

Os professores Eduardo Henrique Ferroni, Hugo Rodrigues Vieira e Josué Alexandre Aquino, juntamente com os alunos Bruno Machado Pereira, Sidney Gonçalves Correa Rodrigues e William Vilela Gonelli, desenvolveram um artigo intitulado: “Desenvolvimento de aparato traçador de curvas I-V para módulos fotovoltaicos em condição de serviço” (páginas 42-48).

Segundo o artigo publicado na edição de número 242, a energia solar tem ganhado um espaço enorme no mercado mundial, visando a substituição de fontes de geração de energia poluentes por fontes renováveis. Sendo assim, os módulos fotovoltaicos são o meio de conversão direta deste tipo de energia em eletricidade, tendo suas características definidas na curva característica I-V. Esta curva é de extrema importância, sendo capaz de diagnosticas problemas nos módulos fotovoltaicos, tais como sombreamento, conexões defeituosas, envelhecimento e desacoplamento entre os módulos.

Traçadores de curva I-V para módulos fotovoltaicos fornecem os parâmetros elétricos dos módulos para qualquer condição de irradiação solar e temperatura. Nestes métodos é possível a medição de pares I-V do ponto de curto circuito ao ponto de circuito aberto. Sugere-se como continuidade de pesquisa analisar o tempo de medida na determinação da curva a fim de minimizar os efeitos de ruído elétrico.

O artigo teve como objetivo desenvolver um aparato para traçar curva I-V em módulos fotovoltaicos usando o método de carga eletrônica e, obteve-se êxito no experimento. Comprova-se que é possível desenvolver e aprimorar um aparato de custo baixo para executar um ótimo trabalho.

A edição de número 242 da revista Lumière Electric pode ser acessado clicando aqui.