Alunos e Professores da FATEPS simulam sessão de julgamento do Supremo Tribunal Federal

Os alunos do sétimo período do curso de Direito da Faculdade Três Pontas (FATEPS), sob a coordenação do Prof. Me. Evandro Marcelo dos Santos, simularam no dia 28 de junho uma sessão de julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF).

A atividade simulou o julgamento do Supremo Tribunal Federal, em questão de grande importância e divulgação nacional, onde o STF decidiu que a prisão após condenação em 2a Instância, mas antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória é constitucional. Os alunos representaram os 11 ministros do STF, o Procurador-Geral da República e os advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Partido Ecológico Nacional (PEN), que ingressaram com as duas ações declaratórias de constitucionalidade. No julgamento simulado, o resultado foi diferente, pois os alunos consideraram inconstitucional a prisão sem que haja o trânsito em julgado da sentença penal condenatória.

A atividade proporcionou um rico estudo e pesquisa sobre decisões da Suprema Corte, aproximando a teoria da prática e preparando o aluno para a futura vida profissional”, ressaltou o Prof. Evandro, titular das cadeiras de Direito Constitucional e Direito Processual Penal.

De acordo com o aluno Sérgio Vitor Nogueira desde a proposta, desenvolvida pelo Prof. Evandro até a apresentação do trabalho, a palavra de ordem foi união e empenho de todos os alunos, bem como do professor. “A faculdade nos proporciona coisas, realmente indescritíveis que nos ajuda a crescer espiritualmente e profissionalmente, não somente em dias de aulas, que muito embora se torne uma rotina, cada dia temos um aprendizado ímpar. Mas, principalmente no desenvolvimento e apresentação de tais atividades, que é realmente um voo através dos ares do conhecimento”, comentou.

O Grupo Unis acredita que a utilização de metodologias ativas como esta, que levam o aluno à vivência da prática profissional, são extremamente importantes para a construção do conhecimento. Agradeço ao Prof. Evandro pela inciativa e parabenizo os alunos do sétimo período pelo envolvimento com a atividade!”, concluiu o Diretor da Instituição, Prof. Me. Ricardo Pereira.