Alunos e Professor do curso de Engenharia de Produção apresentam projeto científico no XIV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção

Entre os dias 31 de maio e 12 de junho será realizado o XIV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento será norteado pelo tema: “Desafios das Engenharias no Século XXI”.

Alunos do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário do Sul de Minas, juntamente com o Prof. João Mário Mendes de Freitas, desenvolveram um trabalho científico que será apresentado durante o Encontro. Bruna Dominguito, Letícia Gomes, Thamires Lopes Azevedo e Luiz Paulo Junqueira de Paiva irão apresentar o projeto: “Proposta de automação na coleta de dados do OEE em um processo de extrusão”.

O EMEPRO reúne vários artigos de grande relevância atualmente na área de Engenharia. “Além disso, alunos e instituição ganham visibilidade, uma vez que o artigo estará disponível nos Anais e poderá ser consultado para pesquisas futuras”, ressaltou o Prof. João.

O tema abordado no artigo vai de encontro com as novas tecnologias da Indústria 4.0, na qual busca automatizar as plantas industriais. Desta forma, o responsável poderá tomar decisões assertivas, pois os dados e informações serão obtidos em tempo real”, comentou o Prof. João. A proposta do trabalho visa automatizar a coleta de dados em um processo de extrusão de uma empresa automobilística, através do uso de sensores, programadores lógicos e conversão dos dados a partir do SCADA/Excel.

“A participação dos alunos da Engenharia de Produção do Unis no XIV EMEPRO, demonstra a capacidade e o preparo de nossos graduandos, posicionando com temas tecnologicamente atualizados propondo implementações e pesquisas em áreas tais como automação da coleta de dados nas indústrias, contribuindo com análises  gerenciais de alto nível e propostas para  aumentar o desempenho da indústria e o bem estar dos funcionários, marcando presença no evento onde participam profissionais, professores, pesquisadores e empresas ligadas ao segmento”, concluiu o Prof. João.

Sobre o EMEPRO

O conceito da indústria esta mudando e recentemente engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. A partir de novas tecnologias, tais como, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. Isso significa um novo período no contexto das engenharias. Com as fábricas inteligentes, diversas mudanças ocorrerão na forma em que os produtos serão manufaturados, causando impactos em diversos setores do mercado.