Alunos e ex-alunos do Grupo Unis participam de Clube de Leitura

O Clube de Leitura é uma iniciativa do curso de Letras do Grupo Unis. O projeto nasceu em parceria com o Grupo de Estudos Linguísticos, Literários, Discursivos e Semânticos (GELLDIS) com o objetivo de incentivar, em toda a comunidade, a leitura literária.

O clube, que iniciou suas atividades em 2016, está com a segunda edição em andamento desde o mês de agosto. Neste ano, dois livros já foram selecionados para leitura: “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, e “O Conto da Aia”, de Margareth Atwood.

A organizadora do evento e coordenadora do curso de Letras, Profa. Dra. Carina Adriele, explica que os livros escolhidos através de votação entre os participantes, tratam de literaturas distópicas. “Tais temas trazem uma reflexão bastante significativa sobre nossos tempos: sociedades repressivas que, pela força do autoritarismo, remontam um novo mundo a partir de uma nova ideia de ordem social. Estas obras literárias, que figuram como uma antítese do sonho utópico, nos fazem temer uma sociedade cruel e assustadora; as histórias se tratam de ficções e críticas a determinados sistemas políticos e sociais, mas não deixam de revelar nosso aparente sentimento pessimista perante o futuro da humanidade”.

De acordo com a Profa. Carina, nem sempre é necessário viajar para conhecer novos lugares e ideias, ler também nos conduz a um mundo à parte que existe dentro de nós mesmos. “A leitura literária, pelo apelo estético que tem, é capaz de nos comover, ensinar novas realidade e despertar o interesse por um mundo mais crítico; como o próprio Huxley afirma em sua obra prima: ‘A gente lê e é trespassado’”, concluiu.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos