Alunos do Ensino Médio do Colégio Alpha produzem curtas-metragens em Itinerário Formativo

O Novo Ensino Médio trouxe aos estudantes a possibilidade de conhecerem mais sobre diferentes áreas do conhecimento e de criarem conexão com o mercado de trabalho. No Colégio Alpha, alunos participam de atividades ligadas à produção de conteúdos audiovisuais e já se preparam para uma mostra de curta-metragem.

Os itinerários formativos, obrigatórios para as turmas do 1º ano do Ensino Médio de todo o Brasil, são disciplinas e oficinas ligadas às grandes áreas do conhecimento: Linguagem, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A nova proposta faz parte da Base Nacional Comum Curricular. Apesar da implementação ter se tornado obrigatória a partir deste ano, o Colégio Alpha vem introduzindo mudanças no currículo estudantil desde 2019, extensivo a todas as turmas do Ensino Médio. Um dos exemplos é o Itinerário Formativo de Cinema e Literatura.

Durante o primeiro semestre deste ano, os estudantes participantes desse itinerário aprenderam, de forma prática, algumas técnicas para a produção de conteúdo audiovisual. Eles produziram podcasts e vídeos com diversas temáticas, entre elas a literatura nacional. O poema “O boi”, de Carlos Drummond de Andrade, por exemplo, ganhou vida em um vídeo roteirizado, gravado e editado pelos próprios alunos.

De acordo com a professora Carina Adriele Duarte de Melo, responsável pelo itinerário formativo de Cinema e Literatura, o resultado dos primeiros trabalhos surpreendeu. “Podemos perceber a evolução técnica durante o semestre. Além disso, notamos um amadurecimento desses alunos, que vêm adquirindo competências fundamentais para a socialização e atuação profissional.”, explica Carina.

Em junho, os estudantes participaram do  ReConto: Concurso e Mostra de Curta-metragem, que acontecerá durante o 8º Congresso Internacional do Grupo Unis. Para assistir a alguns dos vídeos produzidos pelos alunos, clique aqui.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos