Alunos do curso de Fisioterapia promovem dinâmica sobre o Combate à Violência da Pessoa Idosa com participantes do Projeto Unis Sênior

Todo dia, pessoas com mais de 60 anos sofrem por sua idade. Violência física, violência psicológica, violência patrimonial, negligência. Só no Disque 100, serviço do governo federal, foram 62.563 denúncias de violência contra o idoso em 2015. Um crescimento de 15,8%, se comparado às 54.029 de 2014.

No dia 15 de junho é realizado o Dia Mundial do Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, aproveitando essa data os alunos de Fisioterapia elaboraram suas atividades no Projeto Unis Sênior. Além das atividades relacionadas à psicomotricidades, os alunos elaboraram uma “pegadinha” para os participantes a fim de levar a reflexão sobre os tipos de violência que podemos e devemos identificar na sociedade.

Leticia Vitar, aluna do nono período do curso de Fisioterapia, relata que ao ouvir sobre os possíveis tipos de violência ao idoso, ela não acreditava na estatística, até que ela optou por elaborar seu trabalho de conclusão de curso (TCC) com esse público, os dados a impressionaram e, acrescenta os que provocam a violência está no ambiente intrafamiliar, causa de ser chamada de Violência Silenciosa.

“O objetivo principal foi criar uma consciência social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal”, justifica a professora responsável pelo estagio supervisionado Monica Ferreira, mestre em Gerontologia.