Alunos do Colégio Travessia conhecem a realidade de escola do campo através de Projeto Interdisciplinar

No mês de abril os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental do Colégio Travessia de Três Pontas, realizaram atividades interdisciplinares envolvendo as disciplinas de Literatura, Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Artes.

Ministradas pela Profa. Magali Miranda, as atividades partiram da leitura da obra adotada pelo colégio “O rato do campo e o rato da cidade” de Ruth Rocha. Com o objetivo de oportunizar leituras literárias associadas às diversas leituras de mundo, priorizando o conhecimento e respeito às realidades do meio em que se vive.

As atividades foram iniciadas com rodas de leitura, troca de experiências e muita exploração. Os alunos visitaram vários setores urbanos de Três Pontas, como por exemplo, a prefeitura municipal, onde tiveram a oportunidade de visitar espaços e entrevistar o prefeito municipal.

No campo, uma das ações foi a visita à Escola Municipal Cláudio, localizada a 16 km de Varginha, na Fazenda Remanso. Nesta oportunidade os estudantes puderam conhecer espaços e alunos de uma comunidade rural, enriquecendo vivências e trocas.

Esta parceria entre as duas Instituições proporcionou uma rica troca de experiências entre alunos e professores.  A partir desta ação as duas escolas definiram outras atividades, como visitas in loco, trocas de experiências contextuais, construção e troca de gêneros textuais, até o final do ano letivo.

O trabalho interdisciplinar garante maior interação entre os alunos, destes com os professores, sem falar na experiência e no convívio grupal. Promove a união escolar em torno do objetivo comum de formação de indivíduos sociais. Neste aspecto a função da interdisciplinaridade é apresentar aos alunos possibilidades diferentes de olhar um mesmo fato, conhecendo e atuando de forma significativa. Fazer amigos, conhecer outras realidades, aprimorar conhecimentos e aplicá-los em contextos reais reforça o sentido da educação pautada pelo Colégio Travessia”, concluiu a Diretora do Colégio Travessia, Profa. Ana Cristina Naves.