Alunos do Colégio CRA levam o nome de Alfenas ao pódio na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Os alunos do Colégio CRA se destacaram na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e levaram o nome da cidade de Alfenas ao pódio. Ao todo, o colégio conquistou 8 medalhas: 3 de ouro, 2 de prata e 3 de bronze. Este ano, a competição bateu um novo recorde: foram mais de 2 milhões de alunos inscritos, de cerca de 10 mil escolas brasileiras e internacionais de língua portuguesa. Esta é a maior olimpíada científica do país.

Em 2022, a OBA voltou a ser realizada na forma presencial e em fase única. As provas, compostas por dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica, foram realizadas no dia 20 de maio, nas escolas participantes. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

De acordo com o Diretor do Colégio CRA, Prof. Leandro Costa Fávaro, os alunos foram inscritos em categorias diferentes, de acordo com o segmento a que pertencem no ensino regular. “Estamos felizes pela dedicação da nossa equipe de professores, alunos e suas famílias por tanto empenho, que resultou em 8 medalhistas. O Colégio CRA busca sempre oportunizar desafios diferentes aos estudantes, para que descubram as áreas em que têm maior interesse e aptidão, independente do segmento em que se encontram, por meio de projetos, oficinas e atividades.”, explica Leandro, que lembra também o trabalho dos Itinerários Formativos ofertados para o Ensino Médio em 2022. Este ano, o Colégio tem 24 opções de itinerários, que fazem parte da nova proposta do Ministério da Educação para diversificar o ensino das escolas de todo país.

Na categoria Nível 2, com alunos do Ensino Fundamental I, foram premiados Bernardo Gabriel Ferreira Leonel, do 4º ano, Rafael Augusto Teixeira Libanio, do 5º ano, ambos com medalha de ouro, Alice Ferreira Martins, do 5º ano, com medalha de prata, e Marco Maximus Trevisan, do 5º ano, com o bronze.

Pela categoria Nível 3, destinada a estudantes do Ensino Fundamental II, receberam medalhas Vinícios Pereira Silva, do 8º ano, que conquistou a prata, e Ana Luiza Cerdeira Guimarães, do 9º ano, que garantiu o bronze.

Já pela categoria Nível 4, que reúne alunos do Ensino Médio, os premiados foram Eduardo Antunes Barbosa Leandro, do 1º ano, que conquistou a medalha de ouro, e Ana Júlia Souza Moraes, do 2º ano, que ficou com o bronze.

Nosso trabalho enquanto educadores é contribuir para que as crianças e adolescentes descubram seu potencial e sintam segurança, seja nas escolhas acadêmicas, profissionais ou na vida. O conhecimento é algo que transforma e, ao participar de uma competição nacional como esta, incentivamos ainda mais o gosto pelo aprender.”, finaliza o Diretor do Colégio CRA.

De acordo com o regulamento, os melhores classificados na OBA entrarão em um processo seletivo para representar o país na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2023. E os participantes dessa edição ainda vão concorrer a vagas na Jornada Espacial, que acontece em São José dos Campos (SP).