Alunos de Tecnologia realizam atividades práticas de programação de robôs para soluções de problemas

Alunos do primeiro e segundo períodos dos cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, realizaram no dia 29 de novembro aulas práticas utilizando metodologias inovadoras. A Profa. Pollyanna Abreu conduziu os estudantes em uma oportunidade de interação com robôs através de conceitos lógicos.

Os universitários se dividiram em grupos e foram desafiados a cumprirem desafios usando o tradicional robô educacional, Cubetto. Foi solicitado que os alunos descrevessem as tarefas do usuário para interagir com o robô, decompostas em ações e sequência de passos.

Para realizar a atividade inicialmente os alunos precisavam desenvolver a lógica de programação para o Cubetto cumprir o desafio. Após esse momento eles formularam a intenção do usuário, especificaram a sequência de ações do robô e como elas devem ser executadas. Por fim, os estudantes buscaram descrever o estado do sistema criado e avaliar se o Cubetto atingiu o objetivo inicial.

Foram aplicados os conceitos da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) com o intuito de provocar a motivação, promover o conhecimento de novas áreas do saber, estimular a criatividade, impulsionar o pensamento crítico, fomentar a capacidade de análise e descrição, desenvolver as capacidades e competências de trabalho em grupo e de gestão de conflitos”, explicou a Profa. Pollyanna.

A metodologias inovadoras são fundamentais na concepção educacional que coloca os estudantes da graduação como principais agentes de seu aprendizado. Nela, o estímulo à crítica e reflexão é incentivado pelo professor que conduz a aula, mas o centro desse processo é, de fato, o próprio aluno.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos