Alunos de Psicologia vivenciam experiência internacional

Por meio de uma parceria do Grupo Unis, com a Universidad del Rosario, os alunos dos cursos de Psicologia de ambas as instituições tiveram a oportunidade de trocar experiências relativas à inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O evento aconteceu de forma virtual e  contou com a participação de professores e alunos que cursam as disciplinas de Psicologia da Educação e Psicologia da Aprendizagem ministradas pelo Prof. Dr. Alessandro Messias Moreira, bem como, dos alunos da Profa. Dra. Jenny Amanda Ortiz Munoz da Escuela de Medicina y Ciencias de la Salud da Universidad del Rosario de Bogotá, Colômbia.

Durante o evento três alunas colombianas apresentaram a culminância de um projeto conduzido pela Profa. Jenny, bem como, representando o Unis a aluna de Psicologia e Psicopedagoga do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado e Psicopedagógico (NAEEP) do Unis, Erica Almeida Bicudo Resende, apresentou as ações e os diversos projetos institucionais que visam a inclusão. Na sequência, a também acadêmica do curso, Maria Luiza Bernardes Barros, apresentou o protótipo de um aplicativo que será apresentado no Concurso Inova Unis, que tem como objetivo colaborar com a inclusão das pessoas com deficiências ou dificuldades de aprendizagem no Ensino Superior.

O Prof. Me. Ernani de Souza Guimarães Junior, coordenador do curso, participou efetivamente do evento, contribuindo com as discussões e afirmou que este foi o primeiro de muitos outros seminários que possuem como objetivo ampliar o referencial teórico e cultural dos nossos alunos, bem como, promover a troca de experiências com outras instituições nacionais e internacionais.

Por fim, o Prof. Dr. Alessandro Messias Moreira, finalizou o evento falando da Acessibilidade Universal como um conceito que promove o acesso de todas as pessoas nos espaços, na linguagem, na comunicação, nas metodologias e nas práticas sociais. Ele alegou, “uma sociedade inclusiva é aquela que promove a acessibilidade em todas as suas formas, ou seja, atitudinal, arquitetônica, metodológica, programática, instrumental, nos transportes, nas comunicações, digital entre outras, uma sociedade que realmente é para todas as pessoas”.

O evento foi realizado a partir da metodologia COIL – Collaborative Online International Learning, que visa permitir experiências de aprendizagem de forma colaborativa e por meio de parcerias internacionais.