Alunos de Psicologia realizam visita técnica no CAPS II de Varginha

Os alunos do curso de Psicologia do Grupo Unis visitaram as dependências do CAPS, o Centro de Apoio Psicossocial. A atividade fez parte das comemorações da Semana de Saúde Mental, organizada pela coordenação do curso. Alunos e professores puderam conhecer de perto as dependências físicas e as atividades realizadas com os usuários.

O ponto forte da visita foi a oportunidade de ter contato com as pessoas que são usuárias do serviço. Eles puderam dar o testemunho de suas vivências e experiências no CAPS, relatando a qualidade dos serviços e cuidados oferecidos por toda a equipe multidisciplinar.

A visita foi articulada pelo próprio CAPS e pelo Departamento de Saúde Mental de Varginha. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina de um centro de atendimento real. “Essa aproximação gera grande aprendizado, muitas vezes quebrando tabus, mitos e oferecendo uma visão mais real de possíveis atuações futuras, tanto durante os estágios, quanto no próprio exercício profissional”, relata o coordenador do Curso, Prof. Me. Ernani Júnior.

Os alunos consideraram a atividade muito proveitosa. Anna Vitória, que cursa o 1° período, apontou a oportunidade de crescimento humano e profissional. “Pude vivenciar uma outra realidade distante da minha e conheci pessoas muito especiais. A troca de amor e carinho ultrapassou todos os problemas que esses usuários possuem. Pude aprender o quão importante é dar atenção para pessoas em situação de problemas psíquicos e também aos centros que cuidam delas. Aprendi que o amor pode curar, ou pelo menos fazê-los melhorar”, relata.