Alunos de Psicologia do Unis realizam visita técnica na educação infantil do Colégio Alpha

No dia 21 de março, os alunos do 3º período do curso de Psicologia do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis) realizaram uma visita técnica às salas da Educação Infantil do Colégio Alpha como prática da disciplina de Desenvolvimento Humano.

A atividade teve como objetivo promover uma aproximação dos alunos com a realidade das crianças em fase de desenvolvimento e estimular a reflexão sobre o processo de desenvolvimento humano. “A visita técnica foi uma oportunidade valiosa para que os futuros profissionais da psicologia pudessem se familiarizar com o cotidiano escolar e aprimorar seus conhecimentos na área de desenvolvimento humano, promovendo a dialética entre a prática e a teoria”, destacou o Prof. Me. Antonio José Figueiredo Oliveira.

Durante a visita, os alunos puderam observar as salas de aulas, os materiais didáticos e como os alunos trabalham suas habilidades cognitivas e motoras, além de também acompanhar o processo de aprendizagem e construção de conhecimento. A prática permitiu aos alunos uma compreensão mais ampla dos aspectos que influenciam o desenvolvimento infantil e reforçou a importância da psicologia na promoção de um ambiente de aprendizagem saudável e acolhedor.

“Foi perceptível que os estímulos gerados pelos professores, através dos materiais didáticos analisados e outros instrumentos, proporcionaram uma resposta mais elaborada e adaptativa por parte dos alunos. O método de ensino, em conjunto com o ambiente, não se detém em repassar conhecimentos teóricos, mas se preocupa ainda com a formação social e emocional das crianças. Isso aponta para um ensino que se preocupa realmente com a formação de uma pessoa e a inserção dela no mundo”, comentou Breno Megale, aluno de Psicologia.

Através de ações como esta, o Grupo Unis e o curso de Psicologia contribuem com a formação dos discentes e colocam em prática o seu compromisso com o desenvolvimento da região onde atuam.