Alunos de Psicologia do Unis Pouso Alegre visitam Museu da Loucura em Barbacena

No dia 21 de maio, alunos do curso de Psicologia da Faculdade Unis Pouso Alegre, visitaram o Museu da Loucura em Barbacena (MG).

O Museu apresenta a evolução na trajetória da Psiquiatria como especialidade médica a partir do século XIX e enfoca a instalação, em 1903, da primeira Instituição Psiquiátrica de Minas Gerais, conhecida nacionalmente como Hospital Colônia de Barbacena, apontando os caminhos e descaminhos percorridos ao longo da história.

Em meio à demanda crescente de pacientes, aos preconceitos e às imposições políticas, o hospital se torna um local de isolamento, exclusão e abandono, resultando em internações compulsórias e um modelo asilar cronificante.

A partir da década de 1970, com a filosofia da Reforma Psiquiátrica, a atenção aos pacientes tem uma virada, voltando o foco para os princípios humanitários. Assim, o Hospício de Barbacena, depois, Hospital Colônia de Barbacena e, atualmente, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, passa a priorizar a humanização e o respeito ao paciente com transtorno mental.

Os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre o valor e a dignidade da pessoa humana, além de conhecer o processo histórico do tratamento de doenças mentais no Brasil.”, concluiu o Prof. Me. Alan Godoi que acompanhou a turma.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos