Alunos de Processos Gerenciais do Unis promovem impacto social através do projeto “Empreendedorismo na Comunidade”

No dia 19 de junho, o curso de Processos Gerenciais do Unis, realizou a culminância do projeto extensionista “Empreendedorismo Social na Comunidade”. A iniciativa promoveu uma série de atividades em parceria com instituições locais, visando capacitar microempreendedores e fortalecer seus negócios.

Durante o projeto, os alunos se engajaram em capacitações abrangendo gestão financeira, marketing, vendas, inovação e elaboração de planos de negócios. Além disso, ofereceram assessoria personalizada em gestão de estoques, formação de preços e desenvolveram campanhas de divulgação e promoção dos produtos e serviços dos microempreendedores locais, utilizando estratégias de marketing e publicidade.

A importância desse projeto vai além do aprendizado acadêmico, pois envolve ações práticas e impacto direto na comunidade. Os alunos, responsáveis por todo o processo de criação e execução das atividades, demonstraram comprometimento, qualidade e envolvimento com o projeto. Essa iniciativa ressalta o papel transformador do projeto extensionista em promover o desenvolvimento socioeconômico local.

No dia da culminância do projeto, o Prof. Antonio José Figueiredo Oliveira, responsável pela orientação dos projetos, ressaltou o excelente envolvimento dos alunos ao longo do projeto. Ele destacou a dedicação, comprometimento e criatividade demonstrados pelos estudantes em todas as etapas, desde a criação das capacitações até a assessoria personalizada aos microempreendedores locais.

Uma das alunas que participaram ativamente do projeto foi a intercambista Jandira Domingas Siquilile Nambele, que ressaltou a natureza interprofissional e interdisciplinar do projeto extensionista, envolvendo a comunidade acadêmica e a sociedade. Ela destacou que os alunos do curso de Processos Gerenciais puderam colocar em prática as matérias estudadas, assumindo responsabilidades ligadas à administração de empreendimentos locais de forma gratuita. Isso incluiu atividades como planejamento, organização, gerenciamento e implementação de projetos e processos.

O sucesso da culminância reflete a importância da integração entre teoria e prática, preparando futuros gestores para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir de maneira significativa para o empreendedorismo social. O curso de Processos Gerenciais reforça seu compromisso em formar profissionais éticos, responsáveis e engajados com o desenvolvimento sustentável da comunidade.